UBS Porto é alvo de furto
Mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) torna-se alvo de infratores em Pelotas - desta vez, a UBS Porto. De acordo com a diretoria da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), não houve arrombamento, não entraram no prédio. Os ladrões acessaram o terreno pelos fundos, onde há uma horta, pulando a grade. Fios de cobre e a parte externa de condicionadores de ar foram os objetos dos furtos.
A apoiadora técnica da diretoria da Atenção Básica da SMS, território Centro/Porto, Jacqueline Oliveira, informa que o primeiro furto – fios e parte externa de dois condicionadores de ar - foi na madrugada de sexta-feira (31). No fim de semana, houve nova investida contra o patrimônio, com a supressão de mais um equipamento de ar-condicionado.
A UBS Porto prossegue com atendimento normal. No futuro, de acordo com avaliação da Atenção Básica, a falta de ar-condicionado poderá impactar no conforto e bem-estar das equipes e público. Além disso, um deles era da sala de vacinas, que conta com uma câmara de refrigeração que necessita de temperatura ambiente propícia. O serviço de aplicação das doses também poderá ser afetado.
O secretário de Segurança Pública, Márcio Medeiros, informa que, nesta semana, será retomada a operação Prédios Seguros, da Guarda Municipal, com viaturas específicas para essa finalidade. Além disso, está em andamento o levantamento das atividades de segurança, medidas, monitoramento e outros.
Há poucos dias, houve reunião com a empresa prestadora dos serviços de alarme e, no decorrer da semana, haverá novo encontro. No entanto, o acionamento do sinal sonoro na UBS Porto é somente interno e, como não houve acesso pelos ladrões ao interior do prédio, o sistema de telealarme não foi acionado.