
Trilha de cicloturismo é a nova atração do turismo rural
A Via Ecológica Serra dos Tapes, que liga os municípios de Morro Redondo e Pelotas, oferecerá uma experiência inédita de cicloturismo na região. A iniciativa é fruto de uma parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Sebrae e Pedal Curticeira. Serão 114 quilômetros de pedalada na Serra dos Tapes, partindo da Cascata. O trajeto poderá ser feito em três dias e duas noites. O site, que servirá de plataforma para o cicloturista adquirir o kit de inscrição, deve ser lançado em 10 de maio.
“Estamos apostando no turismo rural também como oportunidade de complementar a renda dos agricultores. A Via Ecológica será um vetor do desenvolvimento na região”, explica o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel.
A SDR ficou encarregada da sinalização, que está sendo confeccionada, e da manutenção da via. O percurso, que inclui estradas e trilhas em meio à mata nativa, conecta diversos empreendimentos de turismo e ecologia da zona rural. Propriedade Agroflorestal Schiavon, Café Paiol, Negrinho do Pastoreio, Casa Gruppelli, Hotel Fiss, propriedade da Família Jung, Sítio Amoreza e Restaurante Cascata Colonial fazem parte da trilha.
O cicloturismo é uma modalidade que engloba outros cinco tipos de turismo: ecológico, rural, aventura, cultural e gastronômico. Na União Europeia, por conta da proximidade entre os diversos países e as facilidades de deslocamento, a prática do cicloturismo é bastante difundida, movimentando a economia nessa região.
