ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Planejamento e Gestão

Trechos de ciclofaixa na Ildefonso recebem iluminação em LED

Projeto de responsabilidade da Prefeitura de Pelotas prevê a instalação de 37 luminárias, nesta etapa, para beneficiar usuários que passam pela avenida

Por Tânia Magalhães 24-09-2021 | 09:56:24

Dois trechos da avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, nas Três Vendas, que possuem ciclofaixas, começaram a receber iluminação em LED. Trata-se do trajeto em frente ao bairro Liberdade, entre as faixas elevadas seguras, e o da entrada do Arco-Íris até 200 metros adiante (sentido norte) do IFSul, campus CAVG.

O projeto de instalação do novo sistema de iluminação nos dois trechos é de responsabilidade da Prefeitura, e faz parte do contrato de construção da ciclovia/ciclofaixa (os dois modelos foram adotados) em 4,33 quilômetros de extensão da avenida Ildefonso. A iluminação atende aos segmentos que contam com ciclofaixas, com a finalidade de garantir mais segurança à noite para os usuários dos percursos. Até quinta-feira (23) à noite, 29 luminárias, das 37 previstas, já estavam colocadas e em funcionamento.

Nova iluminação oferece mais segurança - Fotos: Divulgação/Seplag
“Conforme o cronograma da obra, chegamos no momento de instalação do LED nos trechos onde a ciclovia passa a ser ciclofaixa, priorizando ciclistas e pedestres. Além desse passo, estamos começando a implantar a sinalização”, esclarece o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho.

A construção da ciclovia/ciclofaixa da avenida Ildefonso conta com o investimento de mais de R$ 1,8 milhão, com recursos do programa de reestruturação do sistema de mobilidade urbana da Caixa Federal. O projeto tem o acompanhamento técnico da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e execução pela empresa RK Benetti Engenharia Eireli.

Ramalho antecipa que, nos próximos dias, simultaneamente às intervenções em andamento, deverá se iniciar a colocação de gradis e guard rail, visando dotar a via de mais segurança para o deslocamento de pedestres, ciclistas e veículos.

A ciclovia/ciclofaixa da Ildefonso está localizada entre as avenidas São Francisco de Paula e Leopoldo Brod, conta com pavimentação em concreto, travessias elevadas seguras, requalificação e implantação de iluminação pública, e sinalização horizontal e vertical.

Tags

iluminação em led, ciclofaixas, ildefonso simões lopes

Carregando 0%
Carregando 0%