
“Tráfego Cultural em Ouro Branco” traz exposição e oficinas
Na segunda-feira (21), a secretária Carmem Vera Roig e equipe estiveram reunidos com a fotógrafa e antropóloga Simone Bilhalva, na Casa Dois (sede da Secretaria de Cultura - Secult), para tratar do projeto “Tráfego Cultural em ‘ouro branco’ – Cenas da doçaria com inspiração portuguesa além-mar e na riqueza do conceito P&B”, que será realizado com apoio institucional da Prefeitura. Simone assina a autoria, produção e direção do projeto, que contará com exposição fotográfica e oficinas.
O lançamento será no dia 1º de agosto, no estande da Prefeitura na Feira Nacional do Doce (Fenadoce), no Centro de Eventos Fenadoce, com um workshop das 14h às 18h, aberto ao público.
Fotos: Divulgação/Secult
A exposição fotográfica investiga, documenta e celebra os intercâmbios culturais entre Portugal e Brasil, por meio da doçaria conventual portuguesa e sua influência em Pelotas – há décadas reconhecida como Capital Nacional do Doce. Nas fotos, Simone utiliza o conceito estético em preto e branco (P&B) como linguagem simbólica e afetiva, e destaca o intercâmbio luso-brasileiro, com enfoque nas receitas transmitidas por gerações, técnicas adaptadas à realidade brasileira e a identidade doceira como herança além-mar.
Programação:
Lançamento do Projeto “Tráfego Cultural em Ouro Branco” e Workshop
Data: 1º de agosto (sexta-feira), das 14h às 18h
Local: Fenadoce – no estande da Prefeitura
Abertura da Exposição “Tráfego Cultural em 'Ouro Branco'” (com coquetel)
Data: 08 de agosto (sexta-feira)
Local: Sala de exposição Antônio Caringi, na Casa Dois (sede da Secult, Praça Cel. Pedro Osório, 2)
Visitação aberta ao público, de 11 a 15 de agosto (segunda a sexta-feira), das 8h às 14h (expediente da Prefeitura)
Oficinas culturais para estudantes
Data: de 11 a 15 de agosto (segunda a sexta-feira)
Local: Bistrô da Casa Dois (sede da Secult, Praça Cel. Pedro Osório, 2)
*As Oficinas serão realizadas em dois turnos, para alunos de escolas públicas e para estudantes universitários (em turnos distintos), mediante inscrição prévia. Mais detalhes serão divulgados mais adiante.