ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Trabalho realizado em Pelotas é inspiração para GGI Regional

Prefeita Paula participou, nesta sexta-feira (30), da reunião presencial na sede da Azonasul em Pelotas, que deu andamento na instalação do GGI Regional, junto dos representantes de órgãos de segurança pública

Por Marina Amaral 30-07-2021 | 16:40:30

O trabalho de integração das forças de segurança pública desenvolvido em Pelotas está servindo de inspiração para a instalação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) Regional, que deu mais um passo nesta sexta-feira (30), quando ocorreu a primeira reunião presencial das equipes envolvidas na sede da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) na cidade. A prefeita Paula Mascarenhas esteve presente no encontro, junto aos demais representantes de órgãos policiais que farão parte do GGI Regional.

Paula, sendo grande entusiasta do projeto, ressaltou a magnitude de trabalhar a área da segurança pública de forma regional, junto dos demais gestores públicos da Azonasul. Para ela, esta sexta-feira marcou o início de um novo caminho, munido de uma perspectiva otimista diante de grande desafio, já que se trata de uma novidade. 

“É incontornável a participação do Município nas questões de segurança pública. Só podemos fazer uma segurança pública efetiva com a participação das cidades, e é muito bom ver o fortalecimento dessa rede em busca da construção da paz. Quando os resultados aparecem, as pessoas percebem e dão valor”, afirmou a chefe do Executivo municipal de Pelotas. 
Foto: Gustavo Vara

O presidente da Azonasul, Vinícius Pegoraro, ressaltou que o exemplo de união e integração na área da segurança realizado em Pelotas está sendo utilizado para o desenvolvimento dessa nova instituição. “É muito importante ver o Município passando a ser proativo e participando desse processo. Quando isso acontece, o sucesso é muito maior. Queremos reduzir cada vez mais os indicadores criminais na região”, defendeu.

Durante a ocasião, foi feita uma apresentação dos indicadores criminais, de forma detalhada, dos municípios integrantes da entidade em comparação com o restante do Estado, pelo consultor Samuel Riveiro. Ele destacou que, em relação ao número de homicídios na região Sul, houve uma queda devido, principalmente, aos baixos registros de Pelotas. Explicou, ainda, que essa análise foi feita a partir de coletas do Observatório de Segurança Pública e Prevenção Social pelotense. A ideia, a partir da criação do novo GGI, é regionalizar esses dados. 

Agora, o próximo passo é a realização de outra conferência, desta vez com os demais prefeitos que integram a Azonasul, para levantar demandas de cada cidade e da região, definir objetivos e ações para os próximos meses. Esse será o primeiro Gabinete de Gestão Integrada criado por municípios, e o segundo instituído no Rio Grande do Sul. 

Foto: Gustavo Vara

Participaram da discussão o secretário executivo da Azonasul, Henrique Feijó; o delegado da Polícia Federal, Gabriel Figueiredo; o inspetor chefe da Polícia Rodoviária Federal, Fabiano Goia; o responsável pela Delegacia de Polícia Especializada de Homicídios e Desaparecidos, Félix Rafanhim; o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul, Coronel Eduardo dos Santos Perachi; e o comandante da Companhia Especial de Bombeiro Militar, major Gerson Luiz da Silva Rodrigues.

Tags

segurança pública, ggi regional, integração, azonasul

Carregando 0%
Carregando 0%