Técnicos do Banrisul vistoriam obras de esgoto no Laranjal
Técnicos da Unidade de Desenvolvimento do Banrisul estiveram em Pelotas para visitar as obras de implantação de esgoto no Laranjal. O Banrisul é o agente repassador de recursos do BNDES para a realização das obras.
Os engenheiros, Jorge Luiz Presotto e Rodrigo de Souza da Silva, e o administrador Alexandre Cavallin, vistoriaram as obras de instalação do tronco coletor e secundário na Avenida Espírito Santo e a construção da Estação de Tratamento de Esgoto, aos fundos da Rua Nova Prata.
As obras são vistoriadas de acordo com o cronograma físico financeiro, para após os recursos serem liberados, adiantou Presotto. Esta é a primeira vistoria, sendo que a cada medição aprontada, um novo acompanhamento deve ser realizado.
Para Pressoto, a obra que está sendo executada é bastante complexa, requerendo soluções de engenharia a todo o momento, referindo-se ele as dificuldades com relação ao solo arenoso e ao lençol freático bastante superficial. “Mas ao final teremos com certeza uma bela infra-estrutura de esgoto”, concluiu.
O diretor-presidente do Sanep, Gilberto Cunha, e os representantes do Banrisul devem reunir-se em breve com o representante do BNDES, Fernando Garrido, na sede do Banco, no Rio de Janeiro, para agilizar a vinda dos recursos para a obra. Cunha reuniu-se com Garrido em fevereiro deste ano, quando ocorreu a transferência do agente repassador de recursos da Caixa-RS para o Banrisul.
Ontem (10), a construtora responsável pela obra realizou a conclusão da concretagem nas paredes do bio-digestor anaeróbico, na estação de Tratamento. Os trabalhos de instalação do coletor tronco prosseguem na rua Joaquim Augusto Assumpção, entre as ruas Esteio e Hulha Negra, e de coletores secundários na rua Uruguaiana. Nesta etapa serão implantados 12,5 quilômetros de redes secundárias e 2,5 quilômetros de coletor tronco.