Taxistas vão opinar sobre o Ponto Livre
A Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) realiza, de 12 a 16 deste mês, uma consulta aos taxistas sobre o ponto livre (da zero hora às 6 horas), em frente a clubes sociais, CTG’s, casas noturnas e festas em geral. Os taxistas irão opinar se são contra ou a favor do ponto livre.
O sistema que funciona atualmente determina que, próximo aos locais das festas, os dois táxis do ponto mais perto têm a preferência, e mais um táxi volante. Este sistema está causando disputas entre os profissionais e outros problemas, admite o diretor do Departamento de Transportes, Antônio Carlos Selister. O que será definido pelos taxistas através do voto é a liberação para buscarem passageiros à noite nestes locais ou a manutenção da forma atual.
As exceções ao ponto livre serão o Clube Brilhante, Bailão Casa Grande e Estrela Gaúcha, que quando não houver carro disponível, um táxi de fora do ponto poderá ficar no local.
“De uma forma democrática, estaremos definindo o novo sistema, no qual a participação dos taxistas é fundamental, pois eles estarão opinando sobre a melhor forma de trabalho”, avalia o titular da STT, Jacques Reydams. O que for definido será adotado pela STT.
A votação será na STT durante toda a semana que vem das 13h às 18h. Podem votar os taxistas proprietários de veículos que tenham passado na vistoria, e o auxiliar que estiver cadastrado na STT. Para a votação é necessária a apresentação da carteira de identificação fornecida pela STT.