SMS divulga medidas de combate ao piolho

Por Divulgação 09-04-2008 | 00:00:00
Tags:

Início de ano letivo, aglomeração de crianças: terreno fértil para a propagação dos piolhos. Acabar com o mal é quase impossível, considerando-se que o parasita já habitava a terra cerca de três mil anos A.C. Prevenção, portanto, é a palavra chave. “Ele é transmitido e aumenta sua população muito facilmente”, alerta o coordenador do departamento de Vigilância Ambiental de Pelotas, Leonardo Raffi.

Para conter o problema, os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde aconselham três medidas. A primeira é o exame periódico dos cabelos das crianças - mais propensas por tenderem a ficar mais próximas umas das outras que os adultos. Caso sejam encontradas lêndeas ou piolhos, o uso do pente fino de metal, associado a um pediculicida garantido pelo Ministério da Saúde e indicado por um médico, acabam com o parasita. "O pior inimigo não é o piolho, mas a lêndea. O melhor pediculicida não mata mais que 60% das lêndeas. A maneira mais simples e eficaz para combater a pediculose é o uso periódico do pente fino de metal tanto para prevenir quanto para eliminar lêndeas e piolhos”, instrui Raffi.

A doença afeta tanto o físico quanto o psicológico e social. Daí a importância de seu combate. Dermatites severas com coceira intensa - o que pode provocar mudança no comportamento da criança, como insônia – estão entre os sintomas provocados pela infestação de piolhos. Em casos mais graves, pode-se chegar à inflamação dos gânglios cervicais (adenopatia) e às escoriações passíveis de infecção. Nessa situação as lesões constituem entradas permanentes de bactérias, inclusive aquelas trazidas pelas fezes do piolho. O desânimo e a angústia produzidos pelo inseto no ambiente familiar também não podem ser desprezados, assim como os gastos, a dedicação e o tempo necessários para que o tratamento surta efeito.

Saiba mais

Pediculose é a denominação técnica da infestação cutânea causada pela presença do Pediculus Capitis, o popular piolho. Trata-se de uma doença endêmica - se dá de maneira massiva e permanente - que não distingue idade, classes sociais ou condições de higiene: todos estão suscetíveis. A maior incidência se dá em crianças entre quatro e 12 anos.

A expectativa de vida dos piolhos é de 40 dias. Durante seu ciclo biológico, cada fêmea deposita cerca de 200 ovos. O período de incubação da lêndea é de oito dias e, dentro de mais oito, o piolho atinge a idade adulta e está pronto para a reprodução. Estes insetos se proliferam, sobretudo, em ambientes quentes e úmidos. Mas, ao contrário do que se imagina, sua incidência não têm relação direta com a higiene.
Benefícios do uso do pente fino

- Eliminação total das lêndeas, quebrando assim o ciclo biológico do parasita e extirpando a doença; - Elimina ou diminui a necessidade eventual de um segundo tratamento, limitando a exposição de crianças muito pequenas e lactantes aos pesticidas; - Potencializa a eficácia dos pediculicidas, ao permitir o uso de produtos menos tóxicos.

Dicas Úteis

- Não compartilhar objetos pessoais como pentes, escovas, bonés, gorros, tiaras, travesseiros, almofadas etc.; - Manter os cabelos curtos ou presos; - Desinfetar com pediculicida ou água quente (60 graus) objetos de uso pessoal potencialmente infestados; - Lavar com água quente (60 graus) fronhas, lençóis e toalhas das pessoas infectadas; - Limpar com aspirador de pó, poltronas, almofadas e bichos de pelúcia que podem abrigar piolhos; - Verificar a cabeça de crianças; - Passar periodicamente o pente fino.

Notícias Relacionadas

Prefeitura conclui curso de capacitação para agentes de endemias

Prefeitura conclui curso de capacitação para agentes de endemias

HemoPel precisa de sangue tipo O e A negativos com urgência

HemoPel precisa de sangue tipo O e A negativos com urgência

Vacinas contra a gripe seguem disponíveis nas UBSs da Prefeitura

Vacinas contra a gripe seguem disponíveis nas UBSs da Prefeitura

Zooando na Escola leva educação ambiental para o estande da Prefeitura na Fenadoce

Zooando na Escola leva educação ambiental para o estande da Prefeitura na Fenadoce