ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Sanep

Servidores do Sanep são vacinados contra a Covid-19

Previsão da autarquia é de que todo o grupo do saneamento receba a primeira dose do imunizante dentro dos próximos 20 dias

25-06-2021 | 09:49:44

Todos os servidores do Sanep receberão a primeira dose da vacina contra a Covid-19 dentro dos próximos 20 dias. O anúncio foi feito pela diretora-presidente da autarquia, Michele Alsina, em reunião virtual nesta quinta-feira (24) com as chefias das divisões. A essencialidade do serviço prestado pelo grupo do saneamento à população – ininterruptamente durante a pandemia – foi ressaltada pela gestora ao compartilhar a informação.

“É com muita emoção e alegria que trago esta notícia aos nossos servidores, que nunca saíram da linha de frente no enfrentamento da pandemia em Pelotas. Cada setor com a sua particularidade, exercendo um papel fundamental para o funcionamento da cidade”, afirmou Michele, que agradeceu pela sensibilidade da prefeita Paula Mascarenhas ao acolher a necessidade de imunização do pessoal, considerando a sua natureza de prestação de serviços essenciais. 
Servidores de dezenas de divisões receberão o imunizante, como equipes de atendimento ao público, tratamento de água e leituristas, além do quadro operacional - Fotos: Matheus Cabistany

A vacinação dos funcionários, que começou já nesta quinta e segue até a primeira quinzena de julho, será dividida por departamentos e voltada aos trabalhadores menores de 51 anos (uma vez que as idades acima já foram contempladas pelo calendário municipal). A diretora-presidente explicou que os motoristas da autarquia formam o primeiro grupo a ser imunizado, já que os profissionais circulam por todas as unidades.

“Todas as divisões são prioritárias para nós, assim como a saúde e segurança de cada trabalhador”, apontou Michele, lembrando que 285 profissionais envolvidos com a coleta e destinação de resíduos já receberam a primeira dose do imunizante neste mês. Para as próximas semanas, a expectativa é de que, em média, 500 servidores sejam vacinados, representando dezenas de setores da autarquia, como os de atendimento ao público, tratamento de água e leituristas de hidrômetros, além de todo o quadro operacional ligado aos serviços de água, esgoto e drenagem que atuam nas ruas.

Vacinação

Os imunizantes destinados ao grupo do saneamento são parte do volume residual de vacinas, que deixam de ser aplicadas devido à ausência do público esperado no dia e, para não serem desperdiçadas – uma vez que depois de abertas, elas têm prazo determinado de utilização – a Prefeitura irá direcioná-las, nos próximos dias, aos trabalhadores da autarquia.

Vacinação dos trabalhadores começou nesta quinta e segue até a primeira quinzena de julho - Fotos: Matheus Cabistany

Sentimento de reconhecimento

O anúncio foi recebido com alegria pelos coordenadores de divisões. O chefe do Departamento de Águas (Depa), Alexandre Duval - setor que é uma das peças-chave para o abastecimento de água e saneamento de Pelotas -, afirmou não existir palavras suficientes para expressar tamanha felicidade. 

“Cada vez que fomos acionados durante a pandemia, fosse dia ou noite, com chuva ou sol, tínhamos a certeza de que formávamos um grupo forte com uma missão importante. Mesmo com medo, estivemos lado a lado com as instituições de saúde e de segurança colaborando, da nossa maneira, no enfrentamento à Covid-19”, disse Duval, lembrando da atenção prioritária dada pelo departamento ao abastecimento das unidades de saúde, como o Centro Covid e hospitais.

Orientações

Servidores que se vacinaram recentemente contra a gripe devem aguardar 14 dias para receber o imunizante contra a Covid – o intervalo aumenta para 30 dias no caso de positivados para o coronavírus e pessoas com sintomas gripais. Para receber a dose, é necessário apresentar RG e carteira de vacinação. Mais informações e dúvidas podem ser sanadas junto ao setor de Saúde e Segurança Ocupacional do Sanep, através do telefone 3026-1109.

Tags

sanep, vacina, imunizante, covid-19

Carregando 0%
Carregando 0%