
Seminário de Previdência reúne especialistas na Fenadoce
O IV Seminário dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPSs) da Zona Sul ocorre nesta sexta-feira (1º) no Centro de Eventos da Fenadoce, reunindo servidores, gestores e especialistas em torno de temas como equilíbrio financeiro, reforma previdenciária e certificação dos institutos públicos. Promovido pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas (Prevpel), o evento começou na quinta-feira (31) com painéis e palestras técnicas.
O prefeito Fernando Marroni abriu o evento destacando os desafios que o tema previdência traz aos gestores. E falou sobre ação da Confederação Nacional dos Municípios, realizada no mês passado, para aprovação de um projeto de emenda constitucional que prevê a negociação entre municípios e seus institutos de previdência a fim de equilibrar o sistema. “O aumento da expectativa de vida e a redução da força de trabalho são desafios do nosso tempo que exigem protagonismo dos gestores, dos institutos e dos servidores. Precisamos buscar o equilíbrio dos sistemas, garantindo segurança aos nossos aposentados”, afirmou o prefeito.
Fotos/ Volmer Perez
No primeiro dia do encontro, foram debatidos temas como regime de previdência, cenário econômico, segregação de massas e gerenciamento de certificado de regularidade previdenciária.
A programação desta sexta-feira inclui:
14h – Apresentação cultural
14h30 – Educação Financeira: Reescrevendo sua vida financeira – um novo começo é possível
15h15 – Previdência Social: Alternativas e soluções à reforma previdenciária, o que está tramitando no Congresso e no STF, e a legalidade dos consórcios para os RPPSs
16h45 – Painel O mercado financeiro: alternativas rentáveis para os RPPSs
17h30 – Desafios e oportunidades do Pró-Gestão
18h15 – Encerramento
Participam como palestrantes e painelistas: Gilmar Chapiewsky, Eleonora de Oliveira, Diogo Dinarte do Souto, Núria Broll (especialistas em investimentos); Rodrigo Costa (educação financeira); Guilherme Walter e Michele Dal Agnol (atuários); e Alexandre Marder (doutor em Direito e procurador em Porto Alegre).