Além das modalidades paraolímpicas, outras atividades da secretaria estão abertas para PCDs

SELJ conta com aulas inclusivas em diversas modalidades

Além das modalidades paraolímpicas, outras atividades da secretaria estão abertas para PCDs
Por Andrine Teixeira Garcia 13-08-2025 | 15:13:47
Tags: Paradesporto, Esportes, Inclusão

A Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), oferece um portfólio diversificado de modalidades esportivas, incluindo vôlei, handebol, futsal, atletismo, basquete, câmbio, lutas, ginástica artística, aulas de ritmos, ginástica, dança, boxe, treinamento funcional (adultos e kids), pilates, caminhada orientada, grupo de corrida e futsal para surdos. Além disso, a secretaria possui um núcleo de paradesporto exclusivo para pessoas com deficiências (PCDs), contando com aulas de paratletismo, vôlei sentado e basquete em cadeira de rodas, este último em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Nesse núcleo, alguns paratletas participam de competições em categorias individuais, de acordo com as classes funcionais no atletismo, assim como nas categorias de equipe em esportes coletivos (vôlei sentado e basquete). No entanto, o principal objetivo dessas atividades é promover qualidade de vida, melhorando a coordenação motora, o espaço e a convivência, estabelecendo uma integração entre os alunos e gerando afeto e parceria. Isso também beneficia a saúde mental dos participantes, que consideram os colegas como uma segunda família. “Esse espaço é crucial para garantir acessibilidade e inclusão social. Trabalhamos na luta contra o capacitismo, com um esforço coletivo”, compartilha a Técnica em Educação Física da SELJ, Katia Berni.

Imagens - Manuela Santos/Secom 

Erenilda Fouchy, mãe de Eberson Fouchy, que possui deficiência visual, afirma que o projeto ajuda seu filho a superar limitações físicas. “Ele ama participar das aulas e não perde uma”, destaca. Adriane da Silva, mãe de Bryan da Rocha e estagiária do projeto, acrescenta que durante os encontros também é trabalhada a parte psicológica, promovendo interação e vivência do esporte, onde todo o empenho dos alunos é valorizado. Bryan é um paratleta poliesportivo e triplégico, que já participou de taekwondo, jiu-jitsu, dança, basquete, arremesso de peso e atletismo. Há cinco anos já participa das atividades da SELJ e declara que “o esporte é muito significativo para mim, a gente sai para competir junto, é algo importante para a minha vida”.

Imagens - Andrine Teixeira/Secom

Atualmente, há duas turmas de paratletismo e uma de vôlei sentado, aceitando alunos a partir de cinco anos, sem limite de idade para participação. A equipe é composta por três professores de educação física. Além disso, as outras modalidades também estão abertas a PCDs, com adaptações feitas conforme a funcionalidade de cada pessoa, permitindo que cada um participe de acordo com suas capacidades. Também há parcerias com instituições de ensino e associações como APAJAD, APADPEL, Cerenepe, APAE, Escola Alfredo Dub e Amparho, que podem realizar o encaminhamento de alunos.

“Nosso compromisso é garantir que todas as pessoas tenham acesso a práticas esportivas de qualidade, com respeito às suas particularidades. Aqui, celebramos cada conquista, valorizamos cada esforço e construímos um espaço onde todos se sentem parte de uma mesma equipe. Seguiremos trabalhando para ampliar essas iniciativas, fortalecer parcerias e combater todas as formas de exclusão e capacitismo. O esporte é para todos e juntos mostramos isso na prática todos os dias”, declara o secretário da SELJ, Fabiano Ornel. 

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas diretamente no Ginásio Municipal Karosso, na Rua Álvaro Chaves, n° 2000 ou em qualquer núcleo da SELJ - endereços disponíveis no link a seguir: undefined

Mais informaçõe no telefone: (53) 31998610

Notícias Relacionadas

Pelotas é contemplado no programa Partiu Futuro

Pelotas é contemplado no programa Partiu Futuro

Número de excursões que visitou o município para a Fenadoce supera o do ano anterior

Número de excursões que visitou o município para a Fenadoce supera o do ano anterior

Alunos do município representaram Pelotas no CERGS

Alunos do município representaram Pelotas no CERGS

Inscrições para festival de minivolei encerram nesta quinta-feira (07)

Inscrições para festival de minivolei encerram nesta quinta-feira (07)