
Secretária de Cultura diz retornar inspirada do Encontro da Rede Urban95
Para a secretária de Cultura, Carmem Vera Roig, ter participado do 4º Encontro Nacional da Urban95, representando a Prefeitura de Pelotas, foi uma oportunidade de reafirmar o compromisso do Executivo e da Secult em fazer da cultura uma aliada central na construção de uma Pelotas mais acolhedora, inclusiva, criativa e segura para a primeira infância. O Encontro aconteceu de 6 a 8, na semana passada, em Fortaleza (Ceará).
“Conhecer bons exemplos e assistir a palestras inspiradoras mostrou como a cultura pode dialogar com o urbanismo e a qualidade de vida, fortalecendo laços comunitários e despertando novos olhares para a cidade. Retorno inspirada para promover políticas públicas que tenham as crianças e suas famílias como protagonistas das ações culturais”, disse Carmem.
Secretária de Cultura de Pelotas desde janeiro deste ano, Carmem é o ponto focal da Rede em Pelotas desde 2020 e havia participado dos três encontros anteriores, representando o Município - Pelotas foi um dos 10 primeiros municípios brasileiros convidados a integrar o projeto, e nesses cinco anos implantou projetos nas áreas da educação, assistência social e urbanismo.
Ao todo, 65 municípios brasileiros participam do 4º Encontro Nacional da Urban95, que contou com visitas técnicas a projetos que são referência na capital cearense para tornar um espaço mais acolhedor para crianças de até 6 anos e suas famílias. O evento teve palestras de gestores e técnicos dos vários municípios e organizações que fazem parte da Rede Urban95. A programação incluiu visitas a espaços, como o Parque Cidade das Crianças e microparques de Fortaleza que mostraram, na prática, como pequenas intervenções urbanas podem criar grandes impactos no desenvolvimento das crianças.
A Rede Urban95
A Urban95 é uma iniciativa global da Fundação Van Leer, que apoia líderes municipais a transformar suas cidades em aliadas da primeira infância. No Brasil, é coordenada pelo Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip) e reúne municípios comprometidos em criar espaços e serviços públicos mais seguros, acolhedores e adequados a bebês, crianças pequenas (de até 95 cm de altura) e suas famílias.
Notícias Relacionadas

Exposição “Tráfego Cultural em Ouro Branco” pode ser vista até dia 28

Oficina de Redeiras integra programação da exposição Z3: Entre Redes e Memórias

Abertura da exposição Tráfego Cultural em 'ouro branco' é nesta sexta

Secretária de Cultura participa do Encontro da Rede Urban95 em Fortaleza