Com a criação da Secretaria, todas as pautas ligadas ao tema estarão concentradas na pasta.

Secretaria da Mulher assumirá serviços de referência da área

Com a criação da Secretaria, todas as pautas ligadas ao tema estarão concentradas na pasta.
Por Jean Pierre Knepper - MTb/RS 20832 06-02-2025 | 10:46:42
Tags: mulher, cram, mudanças, governo

Com a posse do prefeito Fernando Marroni e a implementação da reforma administrativa do novo governo, a Secretaria da Mulher englobará todos os serviços e políticas públicas voltadas para a temática, sob a liderança da secretária Marielda Medeiros. A decisão visa otimizar recursos e garantir maior eficácia nas ações voltadas para o público feminino, consolidando as políticas públicas de forma mais abrangente.

Atualmente, a pasta funciona de segunda a sexta-feira em prédio anexo à Secretaria de Assistência Social, à rua Três de Maio, 1.070. 

Para a secretária Marielda, integrar os serviços é, primeiro, reconhecer a luta dos movimentos sociais e de conselhos municipais que reivindicavam esse espaço. A Secretaria vai servir para pensar e efetivar políticas de enfrentamento à violência.

“A Secretaria da Mulher está focada em estabelecer políticas públicas com diálogo e alinhamento de ações permanentes com as secretarias que compõem o governo, com o Ministério Público e com os movimentos sociais. É, para nós, imprescindível o enfrentamento das violências das quais as mulheres são alvo, independente da classe social ou dos territórios onde elas se encontram”, concluiu a secretária.

Mudanças à vista:

A Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher (CPPM), criada em 2017, será extinta, pois a pasta da Mulher assumirá as funções e responsabilidades da CPPM. Essa mudança representa a reestruturação nas ações de apoio e políticas direcionadas às mulheres, integrando-as de maneira mais centralizada dentro da estrutura da pasta.

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Professora Cláudia Pinho Hartlebem (Cram) foi inaugurado em março de 2014 e regulamentado pelo Decreto 6.317/2020. Ao longo de seus dez anos de atuação, a gestão do Cram esteve sob a responsabilidade plena da Secretaria de Assistência Social, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher. O Centro presta serviços de prevenção à violência e proteção às mulheres em situação de violência, oferecendo acolhimento e acompanhamento psicológico, social e orientação jurídica, com o objetivo de fortalecer a autoestima e promover a autonomia das mulheres, ampliando sua compreensão sobre as relações de gênero. O serviço passará a ser coordenado, também, pela pasta da Mulher nos próximos dias.

O atendimento do Cram ocorre de segunda a sexta-feira, nos meses de janeiro a março, das 8 às 14h, temporariamente, na rua Três de Maio, 1.070.

Outra mudança que está sendo avaliada pelo governo envolve a troca de gestão da Casa de Acolhida Luciety, um abrigo que oferece suporte a mulheres vítimas de violência doméstica. Atualmente, sob a responsabilidade da Secretaria de Assistência Social (SAS), a gestão do abrigo poderá ser transferida para a pasta da Mulher, integrando-se ao seu organograma.

Foto: Michel Corvello 

Notícias Relacionadas

Prefeitura irá inaugurar dois bancos vermelhos

Prefeitura irá inaugurar dois bancos vermelhos

Prefeitura recebe doação do MP

Prefeitura recebe doação do MP

Agosto Lilás intensifica combate à violência contra a mulher

Agosto Lilás intensifica combate à violência contra a mulher

Organização coletiva e programação ampla e variada foram destaques do Julho das Pretas

Organização coletiva e programação ampla e variada foram destaques do Julho das Pretas