SDE apresenta projeto para sediar equipes da Copa de 2014
A prefeitura finaliza até amanhã (29), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a habilitação do Município ao programa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para sediar delegações de seleções da Copa do Mundo de 2014. Com dados do secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Marcelo Mazza Terra, e da secretária-adjunta de Coordenação e Planejamento, Berenice Nunes, além de informações da Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP), um mutirão interno da SDE vai viabilizar a entrega do documento até esta sexta-feira, dia 30.
“O projeto não é da administração, mas da cidade. O governo municipal está abrindo uma porta, uma possibilidade para Pelotas sediar equipes, seja para treinamento efetivo ou para o período de aclimatação, anterior ao campeonato”, diz o titular da SDE, Carlos Mário Santos. Segundo ele, a cidade passa a ser uma alternativa interessante devido à infraestrutura e ao atendimento dos requisitos, entre eles aeroporto, rede hoteleira e ginásios. Outro ponto positivo, analisa o gestor, é a proximidade de Porto Alegre, uma das 12 cidades-sede dos jogos.
Como contrapartida – estima Santos –, além do reaquecimento de vários subsegmentos econômicos, haverá um aumento de postos de trabalho, ainda que sazonal. “Trazer fluxo turístico para o Município é ponto estratégico do plano de governo”, enfatiza o secretário de Desenvolvimento Econômico. A concepção da candidatura fundamenta-se no manual da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo do Estado do Rio Grande do Sul.
O guia do Team Base Camps, explica Santos, traz os pré-requisitos mínimos encaminhados pelo Comitê Organizador da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, destacando-se alojamento, serviços de banquete e restaurante, sala de imprensa, centro esportivo, área de fitness, campo de treinamento e proximidade de aeroporto. “O Executivo pelotense é o meio para que os setores econômicos assumam o interesse de ser a base de treinamento de uma ou mais equipes”, frisa o gestor.
Notícias Relacionadas
Nenhuma notícia relacionada disponível.