Antiga UBS é revitalizada e passa à Unidade Básica e Atendimento Imediato

Saúde no Lindoia engloba urgência e emergência

Antiga UBS é revitalizada e passa à Unidade Básica e Atendimento Imediato
Por Tânia Magalhães 19-10-2018 | 13:49:55
Tags: ubai, lindoia, urgência/emergência

       Foi entregue ao uso da comunidade a Unidade Básica e Atendimento Imediato (Ubai) Lindoia, na avenida Ernani Osmar Blaas, zona norte da cidade. No local, o sistema de saúde pública restringia-se às atividades de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Agora, soma o atendimento imediato (casos de urgência e emergência), em horário estendido até as 22h.

Fotos: Gustavo Vara

O prédio da UBS passou por reformas e adequações para acolher o novo serviço. O sistema Mão de Obra Prisional no SUS, inserido no projeto Segunda Chance do eixo Prevenção Social do Pacto Pelotas Pela Paz, concretizou a revitalização total da Unidade. É a 22ª, em Pelotas, requalificada por apenados do regime semiaberto.

      “É muito bom trazer à comunidade uma novidade como esta. A UBS está mais bonita, requalificada com mão de obra prisional, porque acreditamos no ser humano e o Governo tem que dar o exemplo e abrir as portas para um trabalho digno”, afirmou a prefeita, referindo-se à oportunidade dada aos detentos.

      Representando a comunidade usuária da antiga UBS Lindoia, Silda Soares relatou a dificuldade que existia de acesso a fichas para atendimento. “Hoje, a saúde do Lindoia melhorou”, disse. A farmacêutica Lilian Vahl, em nome da equipe da nova Ubai, comentou que o atendimento dá-se durante todo o dia, até as 22h, que a farmácia foi ampliada e que há maior acesso ao atendimento médico.

      A secretária da Saúde, Ana Costa, salientou que a Ubai Lindoia resulta de uma construção com auxílio de muitas mãos, e que foram grandes os desafios da reforma, que ocorreu simultânea ao atendimento.  

      Os apenados do semiaberto que participaram da obra estiveram presentes e receberam muitos cumprimentos. Em nome da equipe, Everton Alves agradeceu, dizendo que o aproveitamento da mão de obra prisional mostra à sociedade as chances de reabilitação.

      O vereador Marcos Ferreira (PT) comentou que a transformação da UBS Lindoia é mais uma realização de sonhos da comunidade. “A demanda foi construída com a coletividade.” Também destacou a importância do processo de ressocialização de apenados.

      “Por onde passamos, ouvimos a população. Para atender às demandas sobre saúde pública, levamos à UBS Sanga Funda o padrão da Rede Bem Cuidar e, aqui, promovemos a união dos serviços da saúde básica com o atendimento imediato. O que conta é entregar à comunidade obras e serviços que promovam melhorias na qualidade de vida”, finalizou a prefeita, agradecendo a participação de todos que se envolveram, em especial a do Poder Legislativo.

As mudanças 

      Os serviços de requalificação e reforma contaram com a mão de obra de sete apenados do sistema semiaberto. As intervenções duraram cinco meses e o prédio recebeu pintura total externa e interna de paredes e aberturas; instalação de portas e fechaduras; construção da sala de emergência; colocação de novo piso cerâmico; troca e assentamento de revestimento cerâmico em várias paredes e na fachada; remoção do forro da área frontal, pintura do telhado e da estrutura aparente; instalação de novas luminárias; construção das dependências para lixo; bicicletário; acessibilidade; jardinagem e adequação visual.

O que mudou

      Além dos serviços convencionais da Unidade Básica, foi acrescentado o atendimento de emergência/urgência. Diferentemente da Ubai Navegantes, que é uma Unidade Básica “de” Atendimento Imediato, a da Lindoia foi transformada em Unidade Básica “e” Atendimento Imediato.

      O horário de funcionamento é das 7h30min às 22h, em três turnos. O primeiro, conta com um médico clínico, um enfermeiro e um técnico em Enfermagem, além de um pediatra em dias alternados. O segundo turno tem atendimento de um clínico, um enfermeiro, dois técnicos e um pediatra dia sim, dia não. O terceiro vai das 16h às 19h, com dois enfermeiros, três técnicos, um clínico e um pediatra (exceto às quartas-feiras).

      Os pacientes que já possuíam prontuário na Unidade podem ter consulta clínica ou pediátrica. Todos os usuários do Sistema, que buscarem atendimento, passarão pelo acolhimento da Enfermagem. Neste momento, será feita a triagem e classificação conforme a necessidade. Pessoas em risco, com sinais vitais alterados, terão prioridade no atendimento. A Ubai Lindoia prestará quatro atendimentos clínicos por hora. No caso de intercorrências, os clínicos aguardarão até a finalização da emergência.

      A Unidade manterá serviços de odontologia, puericultura, imunização e nutricional. Agora, conta com cinco leitos e quatro poltronas de hidratação na sala específica para recuperação.

      A entrega oficial do novo sistema de saúde do Lindoia à comunidade também foi prestigiada pelos secretários de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray, e de Administração e Recursos Humanos, Abel Dourado, além da equipe da Saúde, do representante da Superintendência de Serviços Penitenciários, Hamilton Martins, dos vereadores José Paulo Benemann (PSDB) e Fabrício Tavares (PSD), e comunidade.  


 

Notícias Relacionadas

Saúde alerta gestantes para necessidade de vacinação

Saúde alerta gestantes para necessidade de vacinação

Pelotas tem 47 casos de dengue confirmados

Pelotas tem 47 casos de dengue confirmados

Em sete meses, Núcleo Municipal de Telessaúde faz 822 atendimentos

Em sete meses, Núcleo Municipal de Telessaúde faz 822 atendimentos

Pelotas recebe mais de R$ 3 milhões para saúde e pavimentação

Pelotas recebe mais de R$ 3 milhões para saúde e pavimentação