Sanep substitui e reforma contêineres de resíduos orgânicos
O Sanep moderniza o sistema de coleta conteinerizada no município. Até esta quarta-feira (7), 470 contêineres foram substituídos por modelos mais resistentes e duráveis. Além disso, outras 100 unidades danificadas passaram por reformas estruturais. Ao todo, são 850 recipientes para resíduos orgânicos instalados em localidades com alta geração de resíduos, como o Centro e as Cohabs Guabiroba, Lindóia e Pestano.
Segundo o diretor-presidente do Sanep, Ellemar Wojahn, a ação integra o planejamento da autarquia para a área de resíduos sólidos.
“Temos a missão de qualificar o serviço de gestão de resíduos em Pelotas, com inovação e sustentabilidade. A renovação dos contêineres vai garantir maior eficiência no serviço de coleta dos materiais orgânicos. A colaboração da população é fundamental para conservar os recipientes e separar adequadamente o lixo doméstico”, destacou.
Novo modelo de contêineres instalado no município. Fotos: Divulgação
As novas caixas coletoras possuem revestimento das paredes mais reforçado, em PVC, e um sistema de rodas com maior resistência em relação aos modelos anteriores, explicou o coordenador do Departamento de Resíduos Sólidos do Sanep, Edson Plá Monterosso. De acordo com ele, o serviço de substituição não afeta a manutenção diária dos contêineres.
“O trabalho rotineiro continua normalmente, em paralelo à operação de troca das estruturas. As equipes seguem realizando o recolhimento dos resíduos, a limpeza e a higienização da área conteinerizada e, agora, a retirada das estruturas antigas para a colocação dos novos recipientes nos locais”, detalhou.
Unidades são mais resistentes e duráveis em relação ao modelo anterior.
Importância do uso correto dos contêineres
A identidade visual dos contêineres também passa por atualização, com foco em despertar a consciência e facilitar a compreensão da população sobre quais materiais podem ou não ser descartados nas unidades. Para isso, são utilizados termos mais comuns ao cotidiano, como “lixo sujo” para resíduos orgânicos e “lixo limpo” para recicláveis. Os novos contêineres contam com avisos que orientam a não descartar materiais reaproveitáveis, móveis e galharias, além de um QR code que direciona a população ao Guia do Lixo, onde é possível esclarecer dúvidas sobre a destinação adequada de cada material.
O que pode ser descartado nas unidades
Os contêineres pertencem à coleta orgânica do município (lixo sujo). Podem ser descartados restos de frutas, legumes e verduras, cascas de ovos, restos de plantas, sacos de chá e borra de café com filtro, restos de comida, além de embalagens ou recipientes sujos.