
Sanep já produziu 18,8 mil materiais de limpeza com óleo saturado
Através do projeto Óleo Sustentável, lançado pelo Sanep no ano passado, quem preserva o meio ambiente, dando um destino correto ao óleo de cozinha usado, também tem colaborado com as unidades de saúde que enfrentam a pandemia do novo coronavírus na cidade. Isso porque todo o material descartado nos pontos de coleta é transformado em materiais de limpeza – itens essenciais para evitar a propagação do vírus, que são doados pela autarquia e auxiliam na higienização dos centros de atendimento ao público.
De novembro a março, foram coletados 7,6 mil litros de óleo. Destes, 3 mil litros já foram revertidos em 18,8 mil artigos de limpeza – 17 mil barras de sabão (4,2 toneladas) e 1,8 mil tubos de detergente (900 litros), números que dimensionam o poder da iniciativa para transformar o, até então, lixo descartável em arma poderosa contra o vírus. Por isso, atualmente, toda a produção da Usina de Processamento de Óleo Saturado do Sanep é encaminhada às instituições de saúde do município.
Produção tem sido intensificada para apoiar as ações de higienização nos hospitais – Fotos: Angelica Mengue
Itens de limpeza já foram destinados à Santa Casa de Pelotas, à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Areal, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), à Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes, à Secretaria de Saúde e a Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Após o período da pandemia, parte dos produtos será repassada a escolas, gerando economia de verba pública, e a outra metade à Cooperativa Nova Esperança para comercialização, gerando renda para as famílias cooperadas. A autarquia mantém a mesma frequência de coleta e monitoramento dos 22 pontos de descarte espalhados pela cidade, além de ter intensificado a limpeza destas áreas.
Doação foi entregue pelo diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, às instituições de saúde – Fotos: Angelica Mengue
Adesão crescente da população
O coordenador do Departamento de Resíduos Sólidos do Sanep, Edson Plá, salienta que a adesão dos pelotenses ao projeto é crescente. De janeiro a março, por exemplo, o número de litros coletados dobrou – 1,2 mil litros e 2,8 mil litros, respectivamente.
“Precisamos considerar que estamos na fase inicial de implantação de postos de coleta, faltando outros 80 em escolas”, ressaltou o coordenador, projetando o potencial de crescimento da iniciativa no futuro.
Dos 7,6 mil litros coletados, 3 mil já tornaram-se produtos de limpeza, 3,6 mil estão no estoque e 1 mil foi classificado como rejeito, por ser considerado impróprio para a utilização, já que estava contaminado com óleo lubrificante, água, restos de alimentos etc.
Usina é a primeira do Rio Grande do Sul
Cerca de R$ 500 mil foram investidos pelo Sanep no projeto, que conta com uma moderna Usina de Processamento de Óleo Saturado, a primeira do Rio Grande do Sul e uma das poucas do Brasil, com capacidade de processar mil litros de óleo por dia. A estrutura, inaugurada no final de novembro, fica na sede da Cooperativa Nova Esperança, no Simões Lopes.
Onde descartar?
Já são 22 lugares em Pelotas – tanto no Centro, quanto nos bairros – que recebem o descarte do óleo usado. Entre eles, o Mercado Central, o Parque UNA, supermercados, os quatro Ecopontos da Prefeitura, seis cooperativas de reciclagem e cinco postos de gasolina. Quem procurar um destes pontos de coleta (veja abaixo a lista completa), encontrará uma estrutura disponibilizada pelo Sanep, com bombona e funil, que facilitará o depósito. A autarquia pede que as pessoas usem uma garrafa/vasilha reutilizável específica para este fim, ajudando ainda mais a cuidar do meio ambiente. É importante também que o óleo já esteja frio para o descarte.
Amostras grátis no Shopping
Na loja 67 do Shopping Pelotas (em frente ao D’Feira, na praça de alimentação), o Sanep divulga o projeto Óleo Sustentável e distribui amostras do detergente produzido com o óleo – uma oportunidade para os pelotenses testarem a qualidade do produto em casa e engajarem-se nesta importante causa. Há uma estrutura de coleta no local, semelhante às presentes nos lugares de coleta, para a comunidade conhecer o passo a passo do descarte.
A loja também representa um novo ponto para distribuição dos saquinhos de lixo vermelhos para o descarte de luvas e máscaras, de forma a contribuir para a não propagação do vírus no município, principalmente, nas cooperativas de reciclagem que recebem o lixo.
Por que descartar o óleo desta forma e não em casa?
- Preservação da natureza: além de poder causar entupimento dos encanamentos e acúmulo de gordura nas caixas, despejar o óleo de cozinha usado na pia, por exemplo, pode prejudicar, e muito, o meio ambiente ao ir para o esgoto e contaminar a água dos mananciais
- Causa social: parte da produção será comercializada pela Cooperativa Nova Esperança, gerando renda para as famílias cooperadas
- Economia de verba pública: assim que as aulas forem retomadas nas escolas, os produtos de limpeza também serão entregues aos educandários, possibilitando economia de verba pública e criando consciência ambiental nos alunos, desde cedo
- Limpeza das unidades de saúde: atualmente, toda a produção é destinada às instituições de saúde
Conheça os pontos de coleta
- Ecoponto Centro – avenida Juscelino Kubitschek, 3.195 (todos os Ecopontos atendem das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, sem fechar ao meio-dia)
- Ecoponto Fragata – rua Machado de Assis, 285, próximo à Cosac
- Ecoponto Laranjal – rua Bom Jesus, 95, no Balneário Valverde
- Ecoponto Balsa - Rua Paulo Guilayn, 201
- Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais do Fraget (Cootafra) - rua Carlos Andrade, 260 – Fragata;
- Cooperativa de Trabalho de Catadores da Vila Castilho (COOPCVC) – rua Dr. Amarante, 1394/1404;
- Cooperativa Pelotense de Prestação de Serviços e Ação Social (COOPEL) – rua Ulisses Guimarães, 788 – Loteamento Dunas, 1394/1404;
- Cooperativa de Trabalho e Reciclagem (COORECICLO) - avenida Pinheiro Machado, 2112 – Fragata;
- União Cooperativa dos Catadores de Resíduos Sólidos (UNICOOP) – avenida Imperador Pedro I, 1776 – Fragata;
- Cooperativa de Trabalho da Vila Governaço (COOPERCICLAÇO) – BR-392, no Distrito Industrial.
- Mercado Central (próximo ao portão de entrada pela rua Tiradentes)
- Supermercado Guanabara: rua Dom Pedro II, 1144
- Macro Atacado Krolow: avenida Ildefonso Simões Lopes, 41
- Parque UNA (bairro atrás do Shopping Pelotas. A estrutura fica próximo aos contêineres comerciais, em frente à academia ao ar livre)
- Prédio do Sanep (avenida Duque de Caxias, n° 71)
- Posto Coqueiro da Colina do Sol: Rua Marcílio Dias, 3085
- Posto Coqueiro da Barroso: Rua Almirante Barroso, 2360
- Posto 3k Ipiranga: avenida Ferreira Viana, na rotatória do Umuharama
- Posto do Guga: rua Padre Anchieta esquina com a rua Doutor Amarante
- Posto Azeredo: rua Santa Clara 546, Santa Terezinha
- Sagres Agenciamentos Marítimos Ltda - rua Santa Cruz, 55, bairro Porto
- Usina de Reciclagem de Óleo Saturado (Cooperativa Nova Esperança) - rua Siqueira Campos, 170, bairro Simões Lopes.