ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Sanep

Sanep inaugura Centro de Controle e Operação

Unidade representa mais um avanço no controle e redução de perdas de água no município

Por Luana Medeiros 18-03-2024 | 16:54:13

O Sanep deu um importante passo rumo à modernização de suas operações, nesta segunda-feira (18), com a inauguração do Centro de Controle e Operação (CCO). A unidade representa novo avanço no controle e redução de perdas de água tratada, possibilitando o monitoramento e gerenciamento de toda a produção e distribuição de água do município.

Sanep inaugura Centro de Controle e Operação (CCO). Fotos: Luana Medeiros e Matheus Cabistany.

A diretora-presidente da autarquia, Michele Alsina, celebrou o início das operações do CCO, destacando sua importância para otimizar a redução do índice de perdas e garantir o controle mais eficaz na distribuição de água.

 

"Este é um momento muito especial para o Sanep. Em 2022, visitamos uma cidade referência em controle de perdas, buscando soluções inovadoras em saneamento básico. Hoje, como resultado do comprometimento e dedicação da nossa equipe, estamos inaugurando nosso próprio Centro de Controle e Operação", afirmou Michele.

De acordo com o engenheiro civil e assessor de planejamento do Sanep, Tiago Lopes, o CCO permitirá o cruzamento ágil e instantâneo das informações de produção e consumo de água, resultando na redução significativa das perdas físicas e comerciais da autarquia. “O sistema vai operar de forma autônoma, buscando soluções eficazes para os desafios cotidianos da operação do Sanep. Isso permitirá que as nossas equipes atuem de forma mais eficiente na resolução desses problemas, minimizando eventuais transtornos para a população", destacou. 

Com o novo avanço tecnológico, o Sanep visa atender não apenas às necessidades operacionais atuais, mas, também, cumprir as exigências regulatórias estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento, que prevê a redução do índice de perdas na distribuição de água tratada para 25% até dezembro de 2033.

A empresa Augen, startup da área de tecnologia em saneamento digital, será responsável por desenvolver e operar o sistema do CCO junto aos técnicos da autarquia.

Tags

Sanep, Centro de Controle e Operação, Tecnologia, Inovação

Carregando 0%
Carregando 0%