Autarquia municipal garante os serviços de água, esgoto, drenagem urbana e resíduos sólidos no município

Sanep é responsável pelos quatro eixos do saneamento básico em Pelotas

Autarquia municipal garante os serviços de água, esgoto, drenagem urbana e resíduos sólidos no município
Por Renata Ávila 01-08-2025 | 16:00:28
Tags: Sanep, Saneamento básico, Água, Esgoto, Drenagem urbana, Resíduos sólidos

Em Pelotas, o Sanep é a autarquia responsável pela prestação dos serviços de saneamento básico à população há quase 60 anos. Ao longo da sua história, o serviço público atua para garantir melhorias no saneamento básico e mais qualidade de vida para os pelotenses.

Atualmente, a autarquia assegura o fornecimento de água potável à população e se responsabiliza pela coleta e tratamento de esgotos sanitários, pela coleta, tratamento e destinação adequada de resíduos sólidos e pela macrodrenagem urbana no município.

Autarquia é responsável pelos serviços de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos em Pelotas. Fotos: Divulgação.

Para o prefeito Fernando Marroni, o Sanep consolidou uma das experiências mais bem sucedidas do país à frente dos quatro eixos do saneamento básico e ainda há muito para alcançar futuramente. 

"Nós vamos atingir o marco legal do saneamento antes de 2030. Já temos 100% de água potável em todo o município e com as novas duas Estações de Tratamento de Esgoto, vamos chegar a 85% de tratamento de efluentes. Nós consideramos que água e esgoto são serviços essenciais às pessoas e não podem estar na mão de iniciativas privadas", ressaltou.

Abastecimento de água em 100% do município

O Sanep realiza o tratamento e distribuição de água potável aos pelotenses, mediante a captação do recurso nos arroios Moreira, Pelotas e Quilombo, na barragem Santa Bárbara e no canal São Gonçalo e o tratamento de 100 milhões de litros de água por dia. 

Os servidores da autarquia possuem a missão de manter e qualificar o sistema de abastecimento de água, por meio de reparos, ampliações de rede, gestão das pressões de água nos reservatórios e serviços pontuais nas unidades de abastecimento.

Município contará com mais duas Estações de Tratamento de Esgoto

Com a entrada em operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Novo Mundo, ocorrida em abril deste ano, o índice de efluentes tratados no município elevou para 40%, praticamente o dobro em relação ao índice anterior. A unidade tem capacidade para tratar cem litros de esgoto por segundo e atende toda a zona norte da cidade.

Mediante a aprovação do financiamento para construção das ETEs Engenho e Simões Lopes, a partir da execução dos dois projetos, Pelotas passará a tratar aproximadamente 80% do esgoto coletado. Assim, o município encaminha-se para atingir as metas do marco regulatório do saneamento até 2033.

100% da cidade atendida pela coleta orgânica e seletiva de porta em porta

O Departamento de Resíduos Sólidos da autarquia (Ders) assegura a coleta de resíduos, tanto orgânica quanto seletiva, em toda a cidade, administra os cinco Ecopontos municipais, sendo o Ecoponto Gotuzzo um dos mais completos do país com o Posto de Entrega Voluntária (PEV), disponível 24 horas por dia, para descarte de materiais recicláveis, e coleta e tratamento da totalidade dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) gerados por estabelecimentos de saúde de responsabilidade do município, como o Pronto Socorro e UBSs.

Além disso, a cidade possui um dos melhores índices, em nível nacional, de reaproveitamento de resíduos recicláveis e a primeira Usina de Reciclagem de Óleo Saturado do Brasil, criada por conta do projeto Óleo Sustentável, que transforma óleo de cozinha saturado em produtos de limpeza, totalmente implantada com recursos públicos e operada por uma cooperativa. No momento, estão sendo realizadas as últimas etapas para abertura da usina de reciclagem de garrafas pet do novo projeto ambiental da autarquia, intitulado Ecopet, que visa reaproveitar garrafas pet e transformar o material em vassouras.

Limpeza das estruturas de macrodrenagem garante escoamento adequado das águas pluviais

O Sanep também é responsável pelo trabalho itinerante de limpeza dos canais de macrodrenagem da cidade. A manutenção inclui a remoção do excesso de vegetação e de resíduos descartados incorretamente nas estruturas, sendo essencial para preparar o município para os períodos mais chuvosos e garantir que as águas das chuvas cheguem até as casas de bombas.

Este ano já foi realizada a limpeza dos canais localizados nas avenidas Cidade de Rio Grande, Fernando Osório, Ferreira Viana, Francisco Caruccio, República do Líbano e São Francisco de Paula e nas ruas Carlos Gotuzzo Giacoboni, Doutor Mário Meneghetti, Nova Prata, por exemplo.

Notícias Relacionadas

Sanep e Ecovias Sul firmam parceria voltada à educação ambiental

Sanep e Ecovias Sul firmam parceria voltada à educação ambiental

Sanep nomeia Técnico em Enfermagem aprovado em concurso público

Sanep nomeia Técnico em Enfermagem aprovado em concurso público

Prevenção contra cheias é pauta de encontro com moradores do Laranjal

Prevenção contra cheias é pauta de encontro com moradores do Laranjal

Sanep recebe materiais para usina de reciclagem do projeto Ecopet

Sanep recebe materiais para usina de reciclagem do projeto Ecopet