Instalação de macromedidores contribui para medir a vazão de produção e distribuição de água, auxiliando no controle e gestão de perdas

Sanep avança em redução de perdas de água

Instalação de macromedidores contribui para medir a vazão de produção e distribuição de água, auxiliando no controle e gestão de perdas
Por Luana Medeiros 19-04-2024 | 16:27:17
Tags: Sanep , Macromedidores , Redução e gestão de perdas , ETA Sinnott

Em continuação às iniciativas voltadas para o controle de perdas de água, o Sanep realiza, nesta semana, a instalação dos macromedidores na Estação de Tratamento de Água (ETA) Sinnott. Os equipamentos têm a capacidade de medir grandes vazões, permitindo maior controle entre a produção e a distribuição de água nas unidades de tratamento e nos reservatórios do município. Ao todo, serão instalados 23 macromedidores em pontos estratégicos do sistema de abastecimento. O cronograma de serviços se estenderá até maio.

  A iniciativa faz parte do conjunto de ações do Sanep para diminuir o índice de perdas de água potável em Pelotas. Fotos: Divulgação.
 

Conforme o engenheiro civil e assessor de Planejamento do Sanep, Tiago Lopes, a instalação desses dispositivos auxilia na análise da relação entre a quantidade de água captada, tratada e distribuída à população. Assim, ao identificar com exatidão as perdas físicas ou aparentes, como vazamentos nas adutoras e na rede de distribuição, problemas nos hidrômetros dos imóveis, decorrentes de ligações clandestinas, erros de medição, fraudes e mau funcionamento dos equipamentos, por exemplo, é possível intervir para combater as perdas em todas as fases, desde a captação até o consumo, buscando soluções para esses desafios.

¨Ao fornecer dados precisos sobre as vazões de água produzida, distribuída e consumida, os macromedidores ajudam as companhias de saneamento a identificar áreas de vazamento e desperdício, facilitando a implementação de medidas corretivas eficazes¨, explicou.

A iniciativa faz parte do conjunto de medidas que a autarquia tem adotado nos últimos anos para diminuir o índice de perdas de água potável em Pelotas. Entre elas, a inauguração do Centro de Controle e Operação (CCO), a reestruturação do Núcleo de Controle de Perdas, a transição para o novo sistema comercial, que facilita o acesso aos dados de consumo integrando os sistemas comercial e operacional, a identificação de vazamentos ocultos e detecção de fraudes, substituição de hidrômetros e migração do cadastro de georreferenciamento para o Sistema de Informação Geográfica (SIG). De acordo com a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, serão investidos cerca de R$ 2 milhões, a curto prazo, no programa de controle e gestão de perdas.

A implementação dos macromedidores está em conformidade com as diretrizes do Novo Marco Regulatório do Saneamento, o qual estabelece a meta de reduzir o índice de perdas na distribuição de água tratada para 25% até dezembro de 2033, visando melhorar a eficiência e a sustentabilidade do setor de saneamento básico no Brasil. Essas medidas garantem o uso racional dos recursos hídricos e a oferta de serviços de qualidade à população.

Cronograma de serviços

O cronograma para a instalação dos macromedidores terá continuidade nas próximas semanas, com conclusão prevista para maio. As próximas áreas a serem equipadas são as Estações de Tratamento Santa Bárbara e Moreira. Em seguida, os equipamentos serão instalados nos reservatórios R1, R3, R4, R5, R7, R8, R11, R12 e R15, responsáveis por abastecer diversas regiões da cidade, como Areal, Porto, Fragata, Centro, Laranjal e Três Vendas.

Capacitação dos servidores

Na quarta-feira (17), ocorreu o treinamento dos servidores que atuam no setor operacional das estações de tratamento de água, em conjunto com representantes da Augen — empresa contratada, por meio de licitação, para desenvolver e operar o sistema do CCO em colaboração com os técnicos da autarquia. Nessa fase inicial, os servidores serão encarregados de inserir manualmente no sistema os dados registrados nos macromedidores. Posteriormente, o processo será totalmente automatizado. Ainda neste mês, as equipes que operam nos reservatórios também receberão o mesmo treinamento.

Notícias Relacionadas

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência

Sanep registra aumento de hidrômetros furtados em Pelotas

Sanep registra aumento de hidrômetros furtados em Pelotas

Prefeitura realiza ações preventivas no Laranjal

Prefeitura realiza ações preventivas no Laranjal

Projetos desenvolvidos pelo Sanep são pautas em congresso nacional

Projetos desenvolvidos pelo Sanep são pautas em congresso nacional