ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Saiba como funciona o agendamento da vacinação infantil

Os horários disponibilizados dependem de estoque disponível no Município e da chegada de novas remessas de imunizantes contra a Covid-19

Por Marina Amaral 01-02-2022 | 15:33:48

A vacinação infantil contra o coronavírus, destinada a crianças de cinco a 11 anos, está sendo feita em Pelotas mediante o agendamento no sistema da Prefeitura. O Município ressalta que os horários ofertados na plataforma dependem das doses disponibilizadas e da chegada de novas remessas de imunizantes por parte da Secretaria Estadual de Saúde. 

Para crianças de seis a 11 anos que não possuem comorbidades, deficiência e imunossupressão, a aplicação da vacina contra a Covid-19 será de segunda a sexta-feira, mediante agendamento na plataforma, nas cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) definidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Para esse público, é feita a vacina Coronavac. 

Já para os pequenos, com idade entre cinco a 11 anos, que são imunocomprometidos, têm comorbidades ou deficiência, está sendo aplicada a Pfizer, também mediante agendamento prévio, na Unidade de Vacinação Infantil (montada na Ubai Navegantes), localizada na rua Darci Vargas, 212. O processo ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h30min. 

Vale reiterar que, se o sistema informa que não há mais horários livres para agendamento, significa que não existem vacinas disponíveis, ou seja, é necessário aguardar uma nova remessa por parte do Estado. A Prefeitura trabalha para informar a disponibilidade de imunizantes e horários já na página inicial do site.

Como realizar o agendamento

Passo 1: ao entrar no site, o agendamento é iniciado ao clicar em “Agendar vacinação”, conforme indica a seta.

Foto: reprodução da internet

Passo 2: antes de efetuar o agendamento, é importante ler algumas observações importantes, que constam na página, conforme mostra a imagem abaixo. 

Foto: reprodução da internet

Passo 3: os documentos que serão solicitados na hora da aplicação da vacina também estão listados na página de agendamento. Após ler todas as informações, é preciso clicar em “Agendar vacinação”, onde está indicada a seta.

Foto: reprodução da internet

Passo 4: na página de agendamento, é necessário informar os dados da criança e do responsável legal, de acordo com a imagem abaixo. 

Foto: reprodução da internet

Passo 5: por fim, é necessário escolher a Unidade de Atendimento a ser realizada a aplicação, bem como o dia e o horário escolhidos. Após a finalização desta etapa, será disponibilizado o protocolo, que deverá ser apresentado na hora da vacinação (pode ser impresso ou apresentado print no celular).

Foto: reprodução da internet

Passo 6: o sistema de agendamento da Prefeitura também disponibiliza a reimpressão do protocolo, bem como o cancelamento do agendamento se necessário, além da adição na lista de interesse da xepa. No entanto, é importante ressaltar que esse registro não garante a vacinação, sendo essencial o agendamento formal. 

Foto: reprodução da internet

Confira o cronograma e locais de aplicação

- Crianças de seis a 11 anos (sem comorbidades, sem deficiência e sem imunossupressão) - Coronavac - conforme agendamento, a partir das 8h30

Segunda-feira 

*UBS Simões Lopes - avenida Visconde da Graça, 107 - Simões Lopes 

Terça-feira 

*UBS Guabiroba - rua Doutor Arnaldo da Silva Ferreira, 352 - Fragata 

Quarta-feira 

*UBS Santa Terezinha - rua São Miguel, 5 - Três Vendas 

Quinta-feira 

*UBS Laranjal- rua São Borja, 683 - Laranjal 

Sexta-feira 

*UBS Bom Jesus - Avenida Itália, 350 - Areal 

*Nestas datas as UBSs não estarão realizando nenhum outro tipo de vacinação ou atendimento.

- Crianças de cinco a 11 anos (imunocomprometidas e com comorbidades e deficiência) - Pfizer - conforme agendamento

De segunda a sexta-feira, das 9h às 19h30

* Unidade de Vacinação Infantil (UBAI Navegantes) - rua Darci Vargas, 212 - Navegantes

Documentação necessária

- Documento de identidade da criança e do responsável legal com foto; 

* Caso a criança não tenha documento com foto, deverá apresentar cópia da certidão de nascimento juntamente com a declaração disponível neste link

- Comprovante de residência do responsável; 

- Carteira Nacional de Vacinação da criança; 

- Declaração Vacinação para Adolescentes/Crianças - disponível neste link

- Comprovante do agendamento da vacinação - com protocolo final (pode ser print da tela); 

- Atestado (simples - não precisa ser padrão) para crianças de cinco a 11 anos imunocomprometidas, com comorbidade ou deficiência. 

Orientações da SMS

A SMS esclarece que no caso das crianças de cinco a 11 anos, para receber a dose contra a Covid19, deve ser aguardado o intervalo mínimo de 15 dias entre a aplicação desse imunizante e qualquer outro do calendário vacinal infantil, não podendo a criança recebê-los concomitantemente. 

Continua a orientação às pessoas que apresentarem sintomas gripais de não comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.

Tags

vacinação infantil, covid-19, agendamento, passo a passo

Carregando 0%
Carregando 0%