
Retrate realiza curso de jardinagem com plantas medicinais
Na segunda-feira (22), o serviço de Reabilitação Trabalho e Arte (Retrate) deu início ao curso de jardinagem com plantas ornamentais e medicinais, que tem duração de três dias e será encerrado nesta quarta-feira (24). As atividades envolvem montagem dos vasos, plantio e escolha das plantas, com viés de jardinagem terapêutica, com benefícios emocionais, auxiliando na redução de estresse e ansiedade, promovendo relaxamento e ocupação, mas também com enfoque em qualificar os participantes para uma fonte de renda alternativa.
A turma é formada por produtores rurais e usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPs), e contou com dez alunas, que foram responsáveis por levar as mudas, somando mais de 15 espécies, como espada de São Jorge, onze horas, roseiras, arruda, clorofito, funcho, melissa e malva. Elena Espinosa realizou o curso e declarou estar muito animada com o que aprendeu durante as aulas. “A equipe foi maravilhosa, eu amei demais o nosso curso de jardinagem. É muito terapêutico, traz saúde mental, foi muito bom”, afirmou.
Imagem - Divulgação/Retrate
Em outubro, de 20 a 23, será ofertado um curso de macramê, já em novembro, entre 24 e 27, haverá mais um curso de capacitação para introdução à costura e transformação das peças. A realização é gratuita e promovida pelo Retrate, serviço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural.