
Retrate promove curso de pintura e tingimento
O serviço de Reabilitação Trabalho e Arte (Retrate), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Pelotas, promoveu um curso profissionalizante de pintura e tingimento para 10 alunas, com certificação de 40h e o objetivo de capacitar a comunidade rural, com foco na geração de renda, desenvolvimento de habilidades manuais, além de ser uma alternativa terapêutica. As atividades ocorreram ao longo desta semana, entre segunda e sexta-feira (15 a 19).
Fotos: Divulgação/Retrate
Entre as práticas envolvidas, foi trabalhada a pintura em tecido, tingimento e aplicação em vidros. As alunas apontaram que o curso foi muito proveitoso e divertido. “Vou aplicar nas minhas oficinas do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), porque tem técnicas legais e as pinturas são tranquilas de serem realizadas”, afirmou a participante Cristiane Velasques. Enquanto isso, Nara Vasconcelos declarou que poderá utilizar a experiência adquirida em seu desenvolvimento como artesã, além de ter aproveitado a companhia das colegas durante o desenvolvimento das aulas.
Fotos: Divulgação/Retrate
O curso é oferecido de forma gratuita, alcançando pessoas de diversos níveis de conhecimento. A capacitação é promovida pelo Retrate em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e ao Sindicato Rural, tendo como prioridade o público produtor rural e usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPs). “Com muita criatividade, todos os participantes se empenharam e fizeram trabalhos lindos. Foi um trabalho construído com sintonia”, afirma a instrutora do Senar, Rosana Martins.
Na sequência, serão oferecidos mais dois cursos de capacitação até o final do ano, sendo de macramê, entre 20 e 23 de outubro, e de introdução à costura e transformação das peças, de 24 a 27 de novembro.