Relação da poesia e imprensa contemporânea como tema do debate

Por Divulgação 01-10-2002 | 00:00:00
Tags:

  A edição de hoje(2) do projeto “É conversando que a gente se entende”, da Secretaria de Cultura, traz o poeta Luís Borges, a partir das 18h, ao foyer do Teatro Sete de Abril, para abordar o tema Entre tapas e beijos: as relações entre poesia e imprensa contemporânea em Pelotas.
  No debate, o poeta e professor Luís Borges estará apresentando o trabalho onde faz uma constatação da queda do nível literário dos textos poéticos apresentado pelas folhas locais. Segundo ele a comparação é feita cotejando as produções plasmadas nos jornais do século XIX, que chegaram ao número de cem até 1900. “O que mudou foi o perfil jornalístico, que registra em nossa cidade alguns anacronismos, sobretudo no que tange à literatura”, explica ele.
  No início de século XX, o jornalista Paulo Barreto (João do Rio) fez um inquérito para descobrir se “o jornalismo prejudicava ou ajudava a literatura”. Segundo Borges, a maioria dos escritores que respondeu a enquete manifestava-se positivamente em relação ao jornalismo. “Na verdade o jornalismo era um meio complementar, mas essencial, um ganha-pão da maioria dos escritores, inclusive os de alto quilate, como por exemplo, Olavo Bilac, que atuava também como redator publicitário”, observa.
  Luís Borges é autor de obras como “O dia das horas minguantes” (1996), “O amor em cinco tempos” (1995) e “Mãos de Seda” (1992), entre outras. Também foi contemplado com o Prêmio João Simões Lopes Neto, em 1989 e pelo Prêmio Nacional de Tradução, em 1995, pela tradução de Geburst Marie, de Ranier Maria rilke, outorgado pela Universidade Federal do Paraná.
  O projeto “É conversando que a gente se entende”, aborda diversos temas e é desenvolvido sempre às quartas-feiras no Teatro Sete de Abril, com entrada franca e direito a certificado.

Alt+1 (conteúdo) • Alt+2 (menu)
Alt+3 (busca) • Alt+4 (rodapé)