
Rede de ensino recebe qualificação em educação financeira
Professores dos anos iniciais e finais da Rede Municipal de Ensino participaram, na manhã desta sexta-feira (11), da abertura do 1º Seminário de Educação Financeira, Inovação e Empreendedorismo do Rio Grande do Sul. O evento realizado pelo Sicredi, em parceria com o Sebrae RS, contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas durante a cerimônia oficial de abertura. As atividades seguem ao longo desta sexta-feira (11) e no sábado (12), no auditório do Sicredi Pelotas, na avenida Dom Joaquim, 1.087.
Paula agradeceu a parceria das instituições e destacou a importância da atividade para formação de cidadãos mais envolvidos com a pauta empreendedora. “Fico muito feliz com essa colaboração com a nossa rede de ensino. O empreendedorismo e a conexão com a inovação e com o futuro fazem parte do processo de realização profissional das pessoas, e é isso que nós queremos, também, para nossas crianças”, afirmou.
Fotos: Gustavo Vara
De acordo com organizadores, um dos principais propósitos da iniciativa, através da qualificação dos professores, é transformar jovens em cidadãos mais preparados para os desafios da sociedade. A educação empreendedora é uma forma de transformação, que inspira os estudantes a serem os protagonistas da sua própria história, por meio de competências empreendedoras que os apoiem na resolução de problemas complexos.
A secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira, agradeceu a realização do evento para profissionais da Educação e informou que, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Referencial Curricular Gaúcho (RCG) e do Documento Orientador Curricular do Município, haverá a inclusão da educação empreendedora na matriz curricular.
“Esse Seminário, que trata do empreendedorismo na área da Educação, vem para formar futuros homens e mulheres que serão protagonistas das suas trajetórias. Nós temos percebido que esse é um movimento que vem se estendendo em diferentes esferas e, por incentivar uma formação crítica e cidadã, as escolas estão mobilizadas para implementar nos currículos escolares a educação financeira, empreendedora e inovadora”, destacou a gestora.
Também participaram da solenidade de abertura o diretor de Negócios do Sicredi Interestados RS, Daniel Peglow, e o gerente regional sul do Sebrae/RS, Ciro Ricardo Vives. O evento conta, ainda, com o apoio do Pelotas Parque Tecnológico (PPT), do Parque Científico e Tecnológico Oceantec e do Ecossistema de Educação Financeira DSOP.
As atividades do 1º Seminário de Educação Financeira, Inovação e Empreendedorismo do Rio Grande do Sul seguem com programação extensa ao longo dos dois dias. Confira.
Programação
Sexta-feira (11)
15h – palestra “O professor como empreendedor de vidas”, com a diretora pedagógica na empresa DSOP Educação Financeira São Paulo, Ana Rosa Orellana Vilches
16h – intervalo (vídeos Sebrae e Sicredi)
16h15min – palestra “Educação empreendedora, Inovação e produção de sentido: é tudo pra ontem”, com a fundadora Code, mentora de propósitos e gestora de ideias, Cris Vieira
17h30min – Encerramento
Sábado (12)
8h30min – Credenciamento
9h – abertura
9h30min – “Será que você sempre faz as melhores escolhas?”, com Vera Rita de Mello Ferreira
10h30min – painel “Consolidação da Inovação na Região Sul do RS” – mediação: Taynara Domingues com Artur Gibbon, Aléssio da Costa, Luís Carlos Linares
11h45min – Como enriquecer com o planejamento do Bankbook? - Guilherme Silva
13h30min – Descomplicando o Planejamento Financeiro – Eduardo Amuri
14h30min – painel “Conectando pessoas à Educação Financeira: das crianças aos adultos” – mediação de Fernanda Chidem da Costa com Ana Pregardier, Diego Machado e Dina Prates
15h30min – Lide com o risco para desafio virar oportunidade – Giane Guerra
17h30min – Encerramento
Notícias Relacionadas

Alunos do CMP participam de filme que concorrerá no Festival de Gramado

Matrículas para EJA na rede municipal de ensino estão abertas

Aulas da rede municipal de ensino retornam nesta segunda-feira

Prefeitura abre nova consulta pública para escolha de equipes diretivas