ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Prova de vida poderá ser realizada em agências do Banrisul

Prefeita Paula assinou convênio, nessa segunda-feira, entre o Prevpel e a instituição, que vai auxiliar a Prefeitura na realização de prova de vida para aposentados e pensionistas

Por Marina Amaral 28-06-2022 | 16:49:02

A prefeita Paula Mascarenhas assinou, nessa segunda-feira (27), no Paço Municipal, um convênio entre o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas (Prevpel) e o Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul). É a primeira parceria firmada entre um Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e a instituição, que irá auxiliar o Município na realização de prova de vida para aposentados e pensionistas

“Parabéns ao Prevpel e Banrisul, grande parceiro do Município, pela iniciativa. Temos que adentrar na inovação e facilitar a vida dos nossos servidores quanto mais pudermos”, afirmou a chefe do Executivo pelotense durante o ato de assinatura.
Fotos: Rodrigo Chagas

Agora, aposentados e pensionistas terão mais um canal para cumprir com essa exigência legal. A partir do convênio, qualquer servidor que possui conta bancária no Banrisul e necessita fazer o procedimento, poderá fazê-lo diretamente nas agências. Isso irá desafogar o atendimento no Prevpel, que realiza a prova de vida por meio de uma plataforma virtual da Prefeitura. Esse processo ocorre a partir desta sexta-feira, 1º de julho, e se estende até o mês de outubro.

A prova de vida através do Banrisul, conforme destacou a diretora-presidente do Prevpel, Berenice Nunes, é uma modalidade que não vai gerar custos para a Prefeitura. “Vejo como importante, pois abre mais um canal de possibilidades do aposentado e pensionista cumprir esta obrigação legal”, pontuou. 

O diretor de Benefícios do Prevpel, advogado William Sottoriva, destaca que o procedimento é obrigatório por força de Lei nº 4.489/2000, artigo 60, para aposentados, pensionistas e para aqueles que recebem benefícios do Prevpel, e serve para evitar fraudes, contribuir com a lisura e garantir a manutenção do pagamento de modo efetivo e transparente.

“O Banrisul vem para somar. Além da plataforma digital e da forma presencial, no Prevpel, o servidor inativo pode realizar a prova de vida em qualquer agência do Banrisul no período de julho a outubro do corrente ano”, reforçou Sottoriva. 

Estiveram presentes no ato o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, e representantes do Prevpel e Banrisul.

Tags

prevpel, banrisul, convênio, prova de vida

Carregando 0%
Carregando 0%