
Projeto de revitalização da Dom Joaquim ganha novos parceiros
Foi assinado na sexta-feira (25), um contrato que firma mais quatro colaboradores para a revitalização da Avenida Dom Joaquim. Os novos parceiros que se somam são o Sicredi, Sicoob, Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e Campus Soluções Imobiliárias, que realizaram a assinatura durante a Feira Nacional do Doce (Fenadoce). Essa ação da Prefeitura de Pelotas, executada pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), ocorre por meio do projeto Adote uma Área Verde, que assumiu um novo modelo recentemente, possuindo viés social e que busca uma maior abrangência na requalificação das áreas.
O espaço adotado por essas empresas foi entre a Rua Ferreira Soares e a Armando Sica, com a implementação de pistas de caminhada e corrida, nova iluminação, bancos e lixeiras. Ao total, já são mais de 30 parceiros, que através de cotação, irão financiar a reforma de toda a Avenida Dom Joaquim, revitalizando por inteiro o paisagismo e arborização do local. Pedro Trindade é o dono da Campus Soluções Imobiliárias e diz que acha a região espetacular, mas que precisa ser melhorada. “Sou apaixonado por resolver os espaços públicos. Vamos entregar para a comunidade um espaço novo!”, afirma.
Assinatura ocorreu no estande da prefeitura na Fenadoce. Imagens - Volmer Perez/Secom
O avanço do novo modelo do projeto urbanístico apresenta uma contrapartida social; para além da revitalização de uma área mais nobre da cidade, será feita a adoção de uma praça de uma região mais periférica, e neste caso, o local escolhido foi o bairro Lindóia. Dessa forma, tem-se um alcance maior para a melhora da qualidade de vida de pessoas que moram em bairros nos quais a estrutura urbana não é tão adequada, buscando equidade e justiça social.
A ação traz mais organização aos espaços públicos e um trabalho de medidas mitigadoras, no qual afeta diretamente o bem-estar da região, fornecendo um índice de qualidade de ar mais elevado e a manutenção das temperaturas. “Este novo plano estará dentro de um programa de resiliência climática, tornando a cidade mais resiliente e preparada a partir da rearborização”, declara o secretário da SQA, Márcio Souza.