Iniciativa da B.C.R. Dona da Noite prepara crianças, jovens e adultos para baterias carnavalescas. Encontros gratuitos acontecem nas tardes de sábado, no Navegantes II

Projeto contemplado pela Pnab oferece oficinas de percussão

Iniciativa da B.C.R. Dona da Noite prepara crianças, jovens e adultos para baterias carnavalescas. Encontros gratuitos acontecem nas tardes de sábado, no Navegantes II
Por Joice Lima 22-09-2025 | 17:16:33
Tags: oficinas , percussão , pnab , navegantes

Desde julho, aos sábados, estão acontecendo oficinas de percussão gratuitas e abertas ao público, no Navegantes II. Contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), neste ano, o projeto de iniciativa da Bateria Ritmo Brabo da Banda Cultural Recreativa (B.C.R.) Dona da Noite, realiza ações de formação, rodas de conversa nas escolas, formação para diretores de bateria e oficinas de todos os 11 instrumentos de percussão que compõem a bateria de uma entidade carnavalesca. Qualquer pessoa pode participar das oficinas, que ocorrem nas tardes de sábado, na Associação de Moradores do Navegantes II (Assoban).  

“Não é preciso fazer inscrição, é só chegar. Esse ano, ao ser contemplados pela Pnab, conseguimos dar uma bonificação aos ministrantes, mas as oficinas já aconteciam desde o ano passado, de forma voluntária, porque a gente entende a importância desse plantio… De preparar essa nova galera que precisa vir para a gente não deixar a coisa morrer”, pondera Gabriel Pinheiro, mestre de bateria da Ritmo Brabo e um dos organizadores da iniciativa, referindo-se à necessidade de incentivar e preparar as novas gerações para perpetuar a tradição carnavalesca.

Registros de oficinas que já aconteceram na Amoban. Fotos: Luis Fabiano Gonçalves/Divulgação

Pinheiro explica que as oficinas de percussão “são pensadas para o Carnaval e ocorrem ao longo de todo o ano para que, ao chegar a hora da festa popular, os integrantes estejam habituados ao estilo da Banda da Noite, com seus arranjos ousados, que requerem uma certa técnica e nível musical”.

A aprovação pela Pnab também viabilizou a compra dos instrumentos para a bateria da Dona da Noite, usados na última edição, na Passarela do Samba, e uma formação aos diretores de bateria que chefiam os diferentes naipes para que tenham melhor didática e mais preparo para lidar com pessoas com deficiências visuais ou neurodiversidades (transtorno do espectro autista - TEA, TDAH, etc.). 

Nas rodas de conversa nas escolas, as memórias e causos que compõem a história da B.C.R. Dona da Noite são contadas de forma descontraída, entre momentos de batucada. Na última sexta-feira (19), o projeto esteve na Emef Ferreira Vianna (Porto); antes, esteve duas vezes na APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) e em breve estará no Eeef Nossa Senhora dos Navegantes.

Vini, o mestre de bateria da Ritmo Brabo, ministra oficina de caixa. Foto: Luis Fabiano Gonçalves/Divulgação 

As oficinas

Não há limite de idade para participar das oficinas de instrumentos de percussão, mas a faixa etária costuma variar, conforme o instrumento musical. Cada oficina conta com um diretor de bateria (o chefe do naipe), que é o ministrante, e um mestre de bateria, que acompanha o encontro - Pinheiro ou Vinícios Garcia, o Vini, que também ministra oficina de caixa. Desde julho, aconteceram oficinas de marcações, tamborim, repinique, caixa, cuíca, chocalho e agogô. Na próxima edição, no dia 27/9, haverá duas oficinas: surdo de terceira e caixa, a partir das 15h. A Amoban fica na rua Lázaro Zamenhof, 121.

O projeto "Samba da Dona - ações e formações no Navega" tem financiamento da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) via Secretaria de Cultura do Estado do RS (Sedac). Dentro das ações do projeto, haverá o Baile do Trem pt. 2, no dia 19 de outubro, na quadra da Escola de Samba General Telles, com show da Dona da Noite, Leh Moraes e outras atrações.

Notícias Relacionadas

PPCI do Theatro Sete de Abril está adiantado

PPCI do Theatro Sete de Abril está adiantado

Atividades movimentam Largo do Mercado nesta sexta (19) e sábado (20)

Atividades movimentam Largo do Mercado nesta sexta (19) e sábado (20)

Candidatos ao Concult podem se inscrever a partir do dia 22

Candidatos ao Concult podem se inscrever a partir do dia 22

Casa Seis terá recital solo de flauta transversal aberto ao público no dia 26

Casa Seis terá recital solo de flauta transversal aberto ao público no dia 26