
Professores do Município são capacitados para ensinar computação
Na última quinta-feira (22), aconteceu o Ciclo de Formação Continuada para professores da rede municipal de ensino. O evento, que reuniu 145 professores no Pelotas Parque Tecnológico, teve foco no ensino de computação na educação básica, qualificando os docentes para ministrar a disciplina Introdução à Computação.
Fotos: Michel Corvello
A capacitação foi realizada em cumprimento ao Parecer nº 001/2020 do Conselho Municipal de Educação, que orienta a implementação da Base Nacional Comum Curricular e de Referencial Curricular Gaúcho, e ao Plano Municipal de Educação para o Decênio 2015-2024, instituído pela Lei Municipal nº 6245/2015.
O professor Christian Puhlmann Brackmann do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha ministrou a palestra principal do curso, e salientou que “o pensamento computacional auxilia os estudantes a enfrentar os desafios de modo criativo e dinâmico, solucionando problemas a partir do pensamento crítico e do raciocínio lógico”.
Para a diretora pedagógica da Smed, Cristiane Quiumento, “o pensamento computacional precisa ser entendido como uma habilidade básica, que pode trazer benefícios para a melhor compreensão do mundo por meio da transversalidade em outras áreas, além de auxiliar na alfabetização digital”, explica.
Participaram da formação a coordenadora geral do Centro Tecnológico Educacional de Pelotas (Cetep), Adriane Esperança, e as coordenadoras pedagógicas Cris Elena Padilha e Letícia Fonseca, além de professores que atuam nos laboratórios de informática, coordenadores pedagógicos e demais professores interessados no assunto.
Na abertura do evento foi realizada apresentação cultural e artística dos professores de dança do Grupo Pampeanos, Cíntia Mendes e Maurício Pereira, em alusão aos festejos da Semana Farroupilha.