Procuradoria lança TV Procon em homenagem ao consumidor

Por Divulgação 04-03-2011 | 00:00:00
Tags:

Lotado na Procuradoria Geral do Município (PGM), o Procon de Pelotas prepara mais um serviço de informações a consumidores e fornecedores de bens e serviços. Em homenagem ao Dia Internacional do Consumidor, comemorado no próximo dia 15, a equipe do órgão vai implantar ainda em março, na área de atendimento do órgão, a TV Procon com a finalidade de promover a consciência e a educação nas relações de consumo. De acordo com o procurador geral do Município, Luiz Eduardo Longaray, a programação, fornecida pelo Ministério da Justiça para todo o País, inclui temas como saúde, segurança, crédito, alimentação, telefonia, energia, água, lixo, meio ambiente, entre outros. “Todos os assuntos relacionados ao fornecimento e ao consumo de bens e serviços serão abordados nos programas educativos para evitar problemas de ambas as partes”, informa a economista doméstica. Chefe do Serviço de Educação ao Consumidor do Procon, a economista doméstica Nóris Fonseca Finger explica que, enquanto os cidadãos aguardam atendimento, podem assistir a documentários e receber orientações específicas sobre direitos e deveres. “A ideia é que, posteriormente, eles também sejam veiculados em outros locais, estendendo ainda mais o projeto às comunidades”, antecipa a educadora. O Procon desenvolve outras ações junto à comunidade: o Educa Procon, nas escolas, e informes periódicos de conscientização. Na viabilização dos recursos, é parceiro da municipalidade, em diversas iniciativas, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), vinculado ao Ministério da Justiça. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), os órgãos que regulam as relações de consumo, bem como os próprios prestadores de serviços e comerciantes de produtos, têm o dever de informar, de modo claro e objetivo, questões relativas ao disposto na legislação. HISTÓRICO DO DIA INTERNACIONAL DO CONSUMIDOR O Dia Internacional do Consumidor é comemorado no dia 15 de março em homenagem ao presidente estadunidense John Kennedy que, nesta data, no ano de 1962, anunciou quatro direitos básicos do consumidor: informação, segurança, escolha e participação. Estas diretrizes passaram a ser legítimas, em todo o mundo, há 26 anos com a chancela concedida pela Organização das Nações Unidas (ONU). A declaração de Kennedy provocou o reconhecimento internacional de que todos os cidadãos, independentemente de situação econômica ou condição social, têm direitos iguais enquanto consumidores. Ao longo dos anos, esclarece Nóris Finger, desenvolveu-se a proteção jurídica do consumidor e as diversas regulamentações em vários países. O movimento dos consumidores estendeu-se à Europa, após a II Guerra Mundial, e chegou ao Brasil na década de 70. No País, a Constituição Federal de 1988 foi um “divisor de águas” na defesa jurídica do consumidor, e consagrou os direitos fundamentais dos brasileiros. A lei 8.078/90, nessa esteira, passou a regulamentar a proteção a indivíduos desamparados que, até então, tinham seus conflitos resolvidos nas esferas civil e comercial. A evolução de todo o processo, que culminou na vigência do Código de Defesa do Consumidor (CDC), cumpre papel fundamental na imposição de normas precisas e na consequente coibição de práticas abusivas dos fornecedores.

Notícias Relacionadas

Prefeitura discute feminicídios

Prefeitura discute feminicídios

Prefeitura terá ponto facultativo no dia 20 de junho

Prefeitura terá ponto facultativo no dia 20 de junho

Governo apresenta obras e projetos ao Legislativo

Governo apresenta obras e projetos ao Legislativo

Com recursos próprios, Prefeitura conclui Praça CEU no loteamento Dunas

Com recursos próprios, Prefeitura conclui Praça CEU no loteamento Dunas