Procon de Pelotas informa novo horário da agência do INSS

Por Divulgação 29-05-2009 | 00:00:00
Tags:


A resolução de nº 65/INSS/PRES, publicada ontem (28) no Diário Oficial da União, determina que a partir de segunda-feira, 1º de junho, as agências do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) prestem atendimento ao público por dez horas ininterruptas. Empenhado em divulgar o novo horário à população, o Procon de Pelotas, vinculado à Prefeitura Municipal, informa ainda que as unidades só poderão manter o turno de seis horas se ficar comprovada a falta de demanda de público ou pessoal.

“O posto que não dispuser de recursos suficientes poderá reivindicar o funcionamento em horário especial”, esclarece a chefe do Serviço de Educação ao Consumidor, Nóris Fonseca Finger. Em períodos distintos, afirma a educadora, grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro operam segundo o novo dispositivo: das 7h às 17h, por exemplo.

A decisão alterou a jornada de trabalho do funcionalismo de 30 para 40 horas: houve um enquadramento automático na nova carga horária. Com a medida, explica Nóris, os trabalhadores deverão, até o dia 1º, entregar um formulário com a opção pelo turno menor. No entanto, o servidor que optar por continuar na jornada antiga terá o salário reduzido proporcionalmente à própria remuneração.

O descontentamento dos funcionários em todo o País, relata a chefe do Serviço do órgão de defesa, levou o corpo jurídico da Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social (Anasps) à realização de um estudo de contestação judicial à resolução do Governo. Ao que tudo indica, antevê Nóris, muitos desdobramentos ocorrerão em razão da alegação documentada da categoria de que “as 30 horas são uma conquista dos anos 80”.

Notícias Relacionadas

Prefeito apresenta PPA em audiência pública

Prefeito apresenta PPA em audiência pública

Prefeitura discute feminicídios

Prefeitura discute feminicídios

Prefeitura terá ponto facultativo no dia 20 de junho

Prefeitura terá ponto facultativo no dia 20 de junho

Governo apresenta obras e projetos ao Legislativo

Governo apresenta obras e projetos ao Legislativo