Preparativos acelerados para sediar as finais dos Jirguinhos
Por três dias seguidos as atenções do Estado em termos de competições infanto-juvenis estarão voltadas para Pelotas: pela primeira vez a cidade vai acolher a final dos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul – versão até 14 anos (Jirguinhos). Os vencedores desta quarta edição dos Jogos que reúne sete diferentes modalidades serão conhecidos nos próximos dias 23, 24 e 25 de novembro, numa grande festa esportiva.
Uma expressiva movimentação de visitantes é esperada pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (STE) encarregada de garantir toda a infra-estrutura necessária à realização do certame. Serão cerca de 1.300 pessoas entre os jovens competidores, pais, técnicos e demais profissionais de diversas regiões do estado, totalizando 25 municípios envolvidos.
Expressividade que tem sido encarada pela equipe da STE como um grande desafio: “É um misto de satisfação por sediarmos este importante evento que reflete no turismo, na economia, na divulgação da cidade e ao mesmo tempo de preocupação, com o acerto dos detalhes”, disse o titular, da pasta de Esportes, Marcelo Mazza Terra, mencionando algumas dificuldades que tem encontrado.
Segundo Mazza, a escolha por Pelotas como sede final se deu de forma repentina – há pouco mais de um mês – o que tem exigido da STE uma grande concentração de esforços para providenciar uma boa recepção, garantir os espaços esportivos adequados aos Jogos, e fundamentalmente a hospedagem. Ações que têm sido dificultadas pelo número de vagas disponíveis nos hotéis para estes dias, além da ocupação de quadras e ginásios, anteriormente agendados. “Estamos trabalhando incansavelmente, fazendo contatos e mobilizando instituições de diferentes esferas da educação e do esporte para superarmos estas adversidades”, detalhou.
Todo o empenho, de acordo com Mazza, é fundamental porque segundo ele “receber bem estas equipes pode ser um fator decisivo para que retornem a cidade seja a passeio ou a estudo” e afirma “Será uma grande demonstração de nossas potencialidades”.
O coordenador da 3ª região dos Jirguinhos, Sérgio Ferreira, também vê o evento como um grande momento esportivo e turístico para cidade. “Estaremos recebendo as melhores equipes (seleções) municipais do estado numa importante integração esportiva”, comentou Ferreira, dizendo que a expectativa é de jogos com alto nível técnico.
Estrutura
A abertura oficial ocorrerá na sexta-feira (23), às 19h, no Centro de Eventos, com todas as delegações e convidados, antes pela manhã haverá o credenciamento das 8h às 12h. Os jogos começam a partir das 13h30min. O Centro de Eventos também será o local onde as equipes as refeições diárias.
Além dos hotéis, pousadas, Centro Social Betel, Cenáculo e alojamentos militares como os dos quartéis já foram reservados, o que totaliza mais de 850 leitos.
Quanto aos espaços esportivos já estão confirmados para abrigar os jogos os ginásios do Sest/Senat, da Esef, da APE e Clube Brilhante, colégios São José, Pelotense e Gonzaga, além do Cefet e estádio da Boca do Lobo.
A competição
Os Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul é uma promoção da Fundação do Esporte e Lazer do Estado (Fundergs) realizada em parceria com as prefeituras. A decisão das finais virem para Pelotas atende a uma proposta feita a entidade pela deputada Leila Fetter (PP). As duas últimas edições foram decididas em Caxias do Sul.
A quarta edição dos Jirguinhos iniciou sua fase regional no último dia 10 com mais de 70% dos municípios gaúchos distribuídos em oito regiões: Pelotas está na terceira região englobando as cidades da zona sul e fronteira.
Em Pelotas houve apenas os jogos de futsal masculino e feminino e futebol de campo - modalidade estreante. Por ser sede Pelotas já está, automaticamente, classificada também às finais nas modalidades de basquete, handebol e vôlei. As modalidades de caratê e atletismo, nas quais Pelotas também está representada, serão decididas no dia 02 de dezembro na Sogipa em Porto Alegre.
Resultados da fase regional
No futebol de campo, além de Pelotas, a cidade de Rio Grande que empatou com Candiota (0 X 0), venceu Pinheiro Machado (1 X 0) e venceu Pelotas (3 X 1) também assegurou vaga nas finais.
No futsal masculino se junta à equipe de Pelotas nas finais o selecionado de Bagé que empatou com Canguçu (2 X 2) e venceu as demais cidades: Candiota (9 X 0), Rio Grande (5 X 3) e Camaquã por (2 X 1).
No feminino, Rio Grande também levou a melhor sobre Canguçu (6 X 2), Camaquã (7 X 3) e garantiu a classificação ao empatar com Pelotas em (2 X2).
Notícias Relacionadas
Nenhuma notícia relacionada disponível.