Prefeitura viabiliza contratação de mão de obra à empresa naval
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET), por meio de seu titular, Eduardo Macluf, esteve reunida hoje à tarde (08) com o diretor operacional do Grupo OXCORP, Vítor Lopes, e com a delegada regional do Trabalho e Desenvolvimento Social (Sine), Kênia Alexandra Garcia Pinheiro. O encontro, capitaneado pela SDET, teve por objetivo proporcionar uma aproximação entre Sine e OXCORP, já que o primeiro será o responsável por toda a organização logística de recrutamento e treinamento de pessoal que será contratado para desempenhar funções dentro da OXCORP. Após as apresentações iniciais, Lopes esclareceu que o estaleiro começará suas operações no Município em no máximo quatro meses e para tanto precisa estabelecer uma logística de contratação de pessoal e recrutamento de mão de obra, além de capacitar estes trabalhadores por meio de cursos que a empresa oferecerá. Por tratar-se de um estaleiro, inicialmente as vagas oferecidas para os cursos são para soldadores e maçariqueiros, enquanto que para a contratação, a OXCORP necessita de vários outros profissionais, como é o caso de caldeireiros, mecânicos, serviços gerais, técnicos em segurança do trabalho, pintor industrial naval, funcionários para a área administrativa e para o escritório de desenvolvimento de projetos navais. Ainda segundo ele, neste primeiro momento de instalação do município, a OXCORP pretende gerar cerca de 200 empregos diretos e indiretos, sendo que o Sine fará esta intermediação entre mão de obra e empresa contratante. Lopes contou ainda que, de início, o estaleiro focará suas ações para o campo da manutenção de embarcações, partindo, num segundo, momento para a fabricação das mesmas. “Com relação aos cursos de soldador e maçariqueiro, disponibilizaremos cerca de 50 vagas para cada um deles, com o objetivo de formar mão de obra qualificada para trabalhar no Grupo e em outras empresas do mesmo ramo, focadas no polo naval. Neste momento estamos providenciando a preparação do material didático necessário para a realização destas capacitações”. Segundo Macluf, o processo de instalação da empresa no Município, desde as primeiras negociações, teve o acompanhamento da SDET, que manteve contínuo contato desde a Missão Gaúcha na Coreia, quando ficou evidente o interesse do grupo em se instalar em Pelotas. “Temos feito nossa parte e acredito que, por meio de nossa Gerência de Emprego e Renda, poderemos continuar colaborando para que outras empresas também se instalem por aqui”, finalizou ele. O processo de seleção de profissionais para operar na empresa, bem como a abertura das capacitações ainda não tem data para começar.
Notícias Relacionadas
Nenhuma notícia relacionada disponível.