Saúde esclarece que algumas condições precisarão de liberação médica

Prefeitura reforça orientação para vacinação de idosos em situações especiais

Saúde esclarece que algumas condições precisarão de liberação médica
Por César Soares 01-03-2021 | 16:20:34
Tags: Vacina, idosos, Covid-19

Atendendo às recomendações do Centro Estadual de Vigilância em Saúde e do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde, a Prefeitura reforça os procedimentos adotados para a vacinação da população idosa, com condições especiais, como imunossuprimidos (pacientes com redução de defesa do sistema imunológico), a exemplo de oncológicos e transplantados.

Idoso dá seu depoimento - Foto: Rodrigo Chagas

De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os idosos nessas condições passarão por anamnese (entrevistas), para avaliação de seu estado geral de saúde, antes de receber a vacina contra a Covid-19. “Esse procedimento é fundamental para a segurança da vacinação em idosos. Sabemos que a resposta do sistema imunológico dessa população é diferente de um adulto jovem. Por isso, a importância dessa estratificação de risco”, reforça a coordenadora da Vigilância, Aline Machado da Silva. 

Entrevista para check list

As equipes que realizam a vacinação aplicam um check list com as seguintes perguntas básicas: 

- se o idoso apresentou sintomas gripais dentro das últimas quatro semanas ou doenças agudas febris moderadas ou graves; 

- se é portador de doenças reumáticas imunomediadas;

- se é paciente oncológico, transplantado ou demais casos de imunossuprimidos; e,

- se já apresentou reação anafilática confirmada a uma dose anterior de uma vacina Covid-19 ou a qualquer componente da(s) vacina(s).

Caso a resposta seja sim para alguma das situações, o paciente não receberá vacina no momento e será necessário um atestado médico do profissional que acompanha o idoso.

Contraindicação para este grupo

Há contraindicação à hipersensibilidade ao princípio ativo ou a qualquer componente das vacinas (CoronaVac e Oxford/AstraZeneca). Pacientes que fazem uso de imunoglobulina humana devem ser vacinados com pelo menos um mês de intervalo entre a administração da imunoglobulina e a vacina, de forma a não interferir na resposta imunológica.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Notícias Relacionadas

UBSs completam 45 dias com horário estendido

UBSs completam 45 dias com horário estendido

Vigilância Sanitária apreende mercadorias em macro atacado

Vigilância Sanitária apreende mercadorias em macro atacado

Prefeitura alerta para a baixa procura por vacinação

Prefeitura alerta para a baixa procura por vacinação

Pelotas registra novos casos de dengue nesta semana

Pelotas registra novos casos de dengue nesta semana