Eventos umbandistas e católicos terão muitas restrições como medida de segurança contra a Covid-19, devido ao aumento do número de casos positivos de coronavírus nos últimos dias

Prefeitura reforça cuidados nas homenagens a Iemanjá e Navegantes

Eventos umbandistas e católicos terão muitas restrições como medida de segurança contra a Covid-19, devido ao aumento do número de casos positivos de coronavírus nos últimos dias
Por Ascom 28-01-2022 | 18:27:20
Tags: homenagens , iemanjá , nossa senhora , navegantes , restrições , covid-19

A Prefeitura continuará a prestar apoio às celebrações religiosas pela passagem do Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, feriado municipal em 2 de fevereiro, mas nesse ano haverá muitas restrições nos eventos umbandistas, em homenagem à Iemanjá, no Balneário dos Prazeres e na Balsa, e católicos em homenagem à Nossa Senhora, no Porto, na Colônia de Pescadores Z3 e no Valverde. O Município adotará medidas rigorosas para aumentar a segurança e evitar a disseminação da Covid-19, devido ao aumento dos números de casos positivos registrados nos últimos dias em Pelotas, e pede que as pessoas façam a sua parte e evitem aglomerações. 

Estarão envolvidas no serviços de apoio as secretarias municipais de Cultura (Secult), Desenvolvimento Rural (SDR), Qualidade Ambiental (SQA), Transporte e Trânsito (STT), Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), Obras e Pavimentação (Smop), Segurança Pública, através da Guarda Municipal e com apoio da Brigada Militar, e também o Sanep. 

Seguem as programações dos eventos e suas restrições:

Homenagem a Iemanjá no Prazeres

A celebração religiosa será realizada no dia 2 de fevereiro, com carreata partindo do Centro, com saída às 8h, sendo o trajeto completado após duas horas de duração de desfile veicular, culminando na chegada no Balneário dos Prazeres, por volta das 10h. Após o deslocamento, a imagem de Iemanjá ficará em exposição até as 18h, dentro dos parâmetros de segurança sanitária estabelecida pelos órgãos públicos (veja detalhes abaixo). Esse ano não haverá procissão fluvial e não será permitida a instalação de barracas.

Trajeto da carreata 

Por volta das 8h, a imagem de Iemanjá sairá da sede da Federação Sul-rio-grandense de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros, situado a rua Xavier Ferreira, 1.000, Centro, e percorrerá o seguinte caminho: avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, rua Comendador Rafael Dias Mazza, avenida Adolfo Fetter, avenida Rio Grande do Sul, avenida Arthur Augusto Assumpção, avenida Senador Joaquim Augusto Assumpção (até a orla, avenida Doutor Augusto de Assumpção Júnior), seguindo pela esquerda da orla até o local conhecido como “chafariz”, e logo continuando pela avenida José Maria da Fontoura, avenida Adolfo Fetter, avenida Amazonas (Prazeres) e, por fim, Praça Aratiba. 

Exposição da imagem na gruta do Prazeres

Após a carreata, a imagem de Iemanjá será conduzida à gruta localizada no Balneário dos Prazeres. Na localidade, haverá duas pirâmides/tendas de proteção, medindo 10mx10m cada, que abrigará os religiosos que queiram prestar homenagens. As pessoas que tiverem acesso à gruta o farão através de uma fila, para que seja controlado o distanciamento. O acesso do público estará condicionado à apresentação de comprovante vacinal, seja por foto, carteira de vacinação ou demonstração do aplicativo Conect SUS, e ao uso de máscara, durante todo o tempo. Grades de contenção determinarão o percurso a ser trilhado até as tendas e permitirão o controle sanitário, que será realizado por membros da própria Federação. O percurso permitirá que, em tempo adequado, os presentes realizem sua manifestação religiosa, evitem aglomerações e deixem o local com segurança sanitária.

A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) salienta que as áreas de preservação permanente de mata serão monitoradas e não poderão ser utilizadas para fins litúrgicos – não devem ser utilizadas velas, nem feita a disposição de despachos ou outros resíduos nestas áreas. A SQA colocará uma equipe de fiscalização, nos dias 31, 1° e 2, na área próxima à gruta, para controlar o acesso às áreas naturais. Não será permitida a circulação de carros no local. 

Efetivos da Guarda Municipal e da Brigada Militar irão garantir a segurança durante toda a celebração religiosa, na localidade da gruta e arredores. A Prefeitura também fará uma limpeza interna da casa de apoio, que fica ao lado da gruta, ambiente que será utilizado para a alimentação dos organizadores. 

A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) fará a limpeza do local antes e após o encerramento do evento e requalificará a iluminação na área do entorno da gruta. Na noite do dia 1º, as Forças Integradas farão um reforço da segurança no local, para garantir que não haja aglomerações.

Homenagem a Iemanjá na Balsa

A Homenagem a Iemanjá na Balsa ocorrerá com carreatas nos dias 1° e 2 de fevereiro. No dia 1°, a carreata com a imagem de Iemanjá partirá do Centro de Umbanda, próximo à gruta, por volta das 23h30min, percorrerá as ruas do bairro e retornará ao Centro de Umbanda, dali será levada em barco à gruta, onde será colocada.

No dia seguinte, 2 de fevereiro, a partir das 14h, a imagem ficará em exposição no centro de ventos, ao lado da gruta. Haverá um cordão de isolamento e uma estrutura organizada, com som mecânico, orientando as pessoas para que paguem suas promessas, façam as oferendas e pedidos à Iemanjá, mas circulem, para evitar aglomerações, como medida de segurança contra a Covid-19. Elas deverão usar máscara durante todo o tempo e manter o distanciamento social. A partir das 17h30min, durante a cerimônia de encerramento das festividades, haverá uma homenagem ao pai-de-santo umbandista Vanderlei Silveira, conhecido como Pailoca, que faleceu no ano passado. Uma placa com dedicatória a ele será afixada na gruta de Iemanjá. 

Homenagem à Iemanjá nas Doquinhas

No dia 1º de fevereiro também haverá a Homenagem à Grande Mãe Iemanjá, das 20h às 23h, nas Doquinhas, na zona portuária. Promovido pelo Grupo Amigos da Umbanda Princesa do Sul, Web Rádio Fragata, Grupo Povo Cigano e Programa Filhos da Umbanda, o evento será realizado em área aberta junto à Gruta da Iemanjá. Os organizadores esperam cerca de 100 pessoas e garantem que serão exigidos todos os protocolos de segurança contra à Covid-19, entre eles a apresentação da carteira de vacinação ou passaporte vacinal do Conect SUS, uso de máscara e distanciamento social. Haverá distribuição de máscaras e será disponibilizado álcool gel no local.

Homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes no Porto

Com o slogan “Com a mãe dos navegantes, 90 anos de comunhão, participação e missão”, a celebração de Nossa Senhora dos Navegantes, promovida pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Porto, ocorre de 30 de janeiro a 2 de fevereiro. Programação:

Dias 29, 30 e 31 de janeiro

Tríduo Preparatório - Celebração Eucarística às 19h

Dia 1° de fevereiro

Celebração Eucarística às 19h

Após, procissão/carreata na região da Paróquia

Dia 2 de fevereiro

Dia de Nossa Senhora dos Navegantes

Missas às 7h30min, 16h e 19h

12h – Oração do Angelus

A imagem ficará exposta para oração durante o dia.

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus está localizada na rua Gomes Carneiro, 1302 (esquina Alberto Rosa).

Homenagem a Navegantes no Laranjal e Z3

Programação:

Dias 29, 30 e 31 de janeiro

Tríduo Preparatório – Celebração Eucarística às 20h.

Dia 1º de fevereiro

Procissão motorizada/carreata às 19h, saindo do Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes na Colônia Z-3, percorrendo as ruas do bairro.

Dia 2 de fevereiro

Dia de Nossa Senhora dos Navegantes 

Missas – 9h e 11h 

12h – almoço com frutos do mar, no sistema “pegue-e-leve” e também no salão paroquial do Santuário (Z3), respeitando as normas de distanciamento e higienização.

14h – Terço das Rosas.

A imagem ficará exposta para visitação e oração durante o dia no Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, na Colônia Z3.

17h – no Balneário Valverde (Laranjal), a imagem da santa sairá da Capela, na av. Arthur Augusto Assumpção, 730 A, seguirá por esta avenida até a avenida Antônio Augusto Assumpção Júnior (orla da praia) até o chafariz (próximo ao Shopping Mar de Dentro), onde fará o retorno e seguirá até o Pontal da Barra.

19h – Missa festiva no jardim, ao lado da Capela Nossa Senhora dos Navegantes, no Valverde (Laranjal).

A Prefeitura contribuirá com ações de manutenção, a fim de assegurar as boas condições das vias dos trajetos das carreatas, tanto no Laranjal quanto na Z3. Na Colônia Z3, todo o apoio é prestado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que fará a limpeza das vias e a instalação de um gazebo, ao lado do Santuário (Z3), para acolhimento dos visitantes. Na segurança, haverá apoio da Guarda Municipal e da Brigada Militar. O Sanep ajudará com um caminhão-pipa para disponibilizar água potável e banheiros químicos.

Notícias Relacionadas

Pontal da Barra segue acessível

Pontal da Barra segue acessível

Feriado prolongado terá serviços essenciais assegurados

Feriado prolongado terá serviços essenciais assegurados

Pluviômetros registram 40 milímetros de chuva nesta terça em Pelotas

Pluviômetros registram 40 milímetros de chuva nesta terça em Pelotas

Prefeitura comemora o Dia Nacional da Mulher

Prefeitura comemora o Dia Nacional da Mulher