Prefeitura recupera motoniveladora aquirida em 1985

Por Divulgação 28-06-2007 | 00:00:00
Tags:

Já foi colocada em trabalho a motoniveladora Hubber Varco, ano 1985, da Secretaria de Obras, que estava em reforma em oficina terceirizada pelo município. A reforma ficou com um custo de R$ 20 mil entre material e serviço. O investimento equivale a 10% do valor de mercado da máquina, afirma o secretário adjunto de Obras, João Tavares.

A motorização e sistemas de câmbio e transmissão continuam excelentes, comprovando o capricho com que foi tratada a rotina de inspeção de filtros e lubrificantes, bem como a efetiva operação, salienta ele. “A reforma deste equipamento evidencia um exemplo a ser seguido por todos os níveis da administração pública e contrasta sobremaneira com a prática usual no Brasil, onde a alternância na administração pública induz a uma igual alternância do quadro técnico-operativo dos bens públicos de produção, gerando, como se vê, em grande parte das instituições, um precoce sucateamento, por descaso, negligências ou imperícia - frutos da periodicidade dos mandatos e da inobservância de adequada capacitação técnica daqueles que envergam os cargos de gestão.”, observa ele.

Neste bom exemplo, prossegue Tavares, há um equipamento adquirido no ano de 1985, com 22 anos de operação permanente e conduzido quase que exclusivamente pelo operador Antonio da Silva Rocha, funcionário de carreira da Prefeitura há mais de 18 anos.

Neste período, "Seu Antonio", com extremo conhecimento e total perícia, executou mais de 28 mil horas de operação, fato que determinou a necessidade de uma série de reparos, mas apenas naquilo em que o "desgaste" mecânico natural, pela produção executada, seria inevitável.

O equipamento está em perfeitas condições de funcionamento, sem qualquer marca de acidentes ou maus-tratos e, ressalta ele, para que ficasse nesta condição, apenas foi necessário substituir rolamentos de caixas, sistemas de freios, retentores de hidráulicos, retentores do tander, reparos de bombas hidráulicas, embuxamentos das articulações e pintura geral.

“Sem dúvida, a Prefeitura, representada por seu funcionário Antonio Rocha, está de "parabéns" por mostrar ao público o esperado comportamento em prol do interesse público, determinado pelo zelo responsável desta importante ferramenta de trabalho - símbolo que testemunha a sua própria vida profissional , mas que é propriedade de todos os cidadãos.”, conclui Tavares.

Notícias Relacionadas

Secretaria de Obras faz melhorias nos acessos à Fenadoce

Secretaria de Obras faz melhorias nos acessos à Fenadoce

Smop conclui reparos em três avenidas e calçada do Sete

Smop conclui reparos em três avenidas e calçada do Sete

Secretaria de Obras atua em seis pontos da cidade

Secretaria de Obras atua em seis pontos da cidade

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência