Espaço, ao lado do ginásio Karosso, será destinado à prática esportiva e reabilitação de pacientes

Prefeitura quer construir piscina semiolímpica e térmica

Espaço, ao lado do ginásio Karosso, será destinado à prática esportiva e reabilitação de pacientes
Por Joice Lima 04-02-2020 | 09:55:59
Tags: piscina municipal , construção , semiolímpica , hidroginástica , natação , prevenção , reabilitação

A Prefeitura de Pelotas pretende construir uma piscina municipal semiolímpica e térmica, para disponibilizar, gratuitamente, a prática de natação e o serviço de prevenção e reabilitação de pacientes por meio de hidroginástica e outras atividades.

Por iniciativa do projeto Vida Ativa, da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), o espaço — que englobaria a piscina de 25 metros de comprimento por 12,5 de largura e vestiários —, deverá entrar em obras ao lado do Ginásio Municipal Professor Orocindo Azevedo “Karosso”, que está localizado na rua Álvaro Chaves esquina Doutor Cassiano. O empreendimento conta com parcerias da Secretaria de Saúde (SMS).

Paula aprova e menciona captação de verba por meio de emendar parlamentar ao Orçamento Geral da União – Fotos: Gustavo Vara
 “A ideia é ótima. Não deve ser difícil conseguir recursos por meio de uma emenda, para a construção, mas o nosso grande desafio será mantê-la em funcionamento, depois”, ponderou a prefeita Paula Mascarenhas.

Ela deu o sinal verde para que o projeto seja colocado no papel e, assim que for concluído, a Prefeitura terá de buscar recursos e parcerias, dentro e fora do governo municipal. Um dos primeiros passos será a realização de reuniões com a Secretaria de Saúde, que poderia ficar encarregada do encaminhamento dos pacientes do SUS que precisam fazer hidroginástica. Outro parceiro em potencial, o Sanep vai ser consultado quanto à viabilidade de auxiliar nos cuidados com a água da piscina.

Importante justificativa para a construção da piscina, o coordenador geral do Vida Ativa, Maurício Martins, que apresentou a ideia à prefeita e ao vice-prefeito Idemar Barz, destacou um estudo da Epidemiologia da UFPel. Trata-se da dissertação de mestrado de Vera Regina Lopes da Silva, com o título “Sintomas Articulares Crônicos em Adultos de Pelotas/RS – Prevalência e Determinantes” —, que aponta que 42% das mulheres e 29% dos homens pelotenses apresentam sintomas articulares crônicos.

Estudo aponta demanda

Martins lembrou que, atualmente, o Núcleo de hidroginástica do Vida Ativa atende 40 pessoas, em duas turmas de 20, na piscina de um clube social – disponibilizada por meio de uma parceria — e tem encaminhamentos para aumentar para mais 10 pessoas. Contudo, esse serviço poderia ser ampliado com a construção da piscina municipal. 

O coordenador recordou o caso de uma usuária do serviço, Cássia Escobar, de 46 anos, que foi diagnosticada, em agosto passado, com artrose grau 5 no joelho, com inflamação crônica e perda óssea. Ela precisava perder 40 quilos para colocar uma prótese e, após a hidroginástica, perdeu 27 quilos e melhorou tanto sua condição física que teve a cirurgia adiada por tempo indefinido.

Participaram da audiência o secretário de Educação, Artur Corrêa; o diretor de Desporto da Smed, Sérgio Ferreira; e o secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Roberto Ramalho. 

Notícias Relacionadas

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência

Prefeitura realiza ações preventivas no Laranjal

Prefeitura realiza ações preventivas no Laranjal

Município busca apoio do governo federal para reconstrução e prevenção

Município busca apoio do governo federal para reconstrução e prevenção

Marroni recebe secretário nacional de Proteção e Defesa Civil

Marroni recebe secretário nacional de Proteção e Defesa Civil