ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Prefeitura promove mutirão de vacinação nas escolas infantis

Primeiro dia de imunização contra o coronavírus e a gripe, para crianças com três anos ou mais, foi na Emei Bernardo de Souza. Ação será repetida, semanalmente, às quartas-feiras

10-08-2022 | 16:52:16

Nesta quarta-feira (10), a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Bernardo de Souza, recebeu o primeiro dia do mutirão de vacinação infantil contra a Covid-19 e a gripe (Influenza) para crianças com três anos ou mais, matriculadas no Município. Nas quartas-feiras dos dias 17, 24 e 31, a ação será, respectivamente, nas Emeis Mário Quintana, Ruth Blank e Anita Malfatti, das 13h30min às 17h30min. A iniciativa é da Prefeitura, através das secretarias de Saúde (SMS) e de Educação e Desporto (Smed), e busca aumentar a cobertura vacinal do público infantil.

Quem levou o filho nesta quarta-feira para a escola e aproveitou a oportunidade foi Larissa Freitas, mãe do pequeno Ícaro de três anos. O menino recebeu a primeira dose contra o coronavírus. “O atendimento foi muito bom e rápido, uma ótima oportunidade. As vacinas são muito importantes para prevenir doenças, não só contra a Covid-19, mas também outras do calendário, como a paralisia infantil. Eu não deixo atrasar nenhuma vacina. Estão sempre em dia para a proteger a saúde dele”, afirmou a vendedora ambulante.

Vacinação infantil na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Bernardo de Souza contra o coronavírus e a gripe I Michel Corvello
Quem também esteve na Emei Bernardo de Souza e levou o filho Enzo de cinco anos, para receber a primeira dose contra o coronavírus foi o vigilante Gustavo Cunha de 29 anos. “A fila está bem rápida para aplicação dos imunizantes nas crianças. Para o Enzo, é ainda mais importante estar protegido, porque ele é autista e seria muito difícil realizar o tratamento, já que ele não aceita receber medicação”, ressaltou Gustavo.

A Prefeitura reforça que a imunização é destinada apenas para os alunos dos educandários selecionados e vai ocorrer somente com a presença dos pais ou responsáveis legais pelas crianças. Conforme a SMS, a vacina aplicada contra a Covid-19 será a CoronaVac, que exige intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda doses. Saiba os endereços das escolas, uma a cada semana, abaixo.

Confira o cronograma da vacinação nas escolas, das 13h30min às 17h30min

  • Quarta-feira (17): Emei Mário Quintana - rua Irmão Gabino Gerardo, 260, travessa A – Fragata/Guabiroba
  • Quarta-feira (24): Emei Ruth Blank - parque Dom Antônio Zattera, 221 – Centro
  • Quarta-feira (31): Emei Anita Malfatti - rua Machado de Assis, 235 – Fragata

Documentação necessária

  • Documento de identidade da criança e do responsável legal com foto. Caso o menor não tenha documento com foto deverá apresentar cópia da Certidão de Nascimento
  • Carteira de vacinação da criança
  • CPF ou Cartão do SUS 

Orientações da SMS

Segundo o Ministério da Saúde, já é possível a administração do imunizante contra a Covid-19 com outras vacinas do calendário vacinal sem intervalo mínimo. A estratégia contribui para a melhora da cobertura dos imunizantes. 

Se a criança estiver com sintomas gripais, não deve se vacinar enquanto estiver passando pelo quadro. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a dose de imunização.

Tags

prefeitura, pelotas, vacinação, Emeis, coronavírus, gripe, influenza, vacinação infantil

Carregando 0%
Carregando 0%