Prefeitura promove evento pela saúde do homem
A Prefeitura realizou, na manhã desta quarta-feira (26), no auditório externo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), um evento alusivo ao Novembro Azul, voltado aos servidores municipais homens. O objetivo do encontro é sensibilizar os homens para a importância dos exames preventivos do câncer de próstata, que se diagnosticado em seu estágio inicial, tem mais de 90% de chance de cura.
Fotos: Manuela Santos
O evento, promovido pela Secretaria de Recursos Humanos (Serh) e Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pelotas (Prevpel), reuniu cerca de 90 homens, e 25 mulheres que serão multiplicadoras da importância da prevenção, especialmente no mês em que todo o mundo destaca os cuidados com a saúde do homem.
A prefeita em exercício, Daniela Brizolara, precisou interromper a fala sobre o assunto, durante o evento, ao lembrar que perdeu pessoas importantes para o câncer. “Muitas vezes essa palavra [câncer] já nos aterroriza, nos dá medo. Mas eu acho que o maior medo que podemos ter é deixarmos alguns tabus direcionarem as nossas vidas”. Ela, ainda, convocou os presentes, homens e mulheres, a serem multiplicadores da importância da prevenção e dos cuidados com a saúde. Diretamente aos servidores, ela afirmou: “com certeza, cada um no seu setor, na sua atividade, é de extrema importância para o nosso governo, mas ter cuidado consigo é ainda mais importante. Deixem de lado qualquer preconceito, qualquer tabu que a sociedade ainda nos impõe, porque vocês são fundamentais para que esse governo siga, mas vocês também são fundamentais para as esposas, para as namoradas, para as companheiras, para os filhos de vocês”, concluiu.
De acordo com informações do site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, “o câncer da próstata é a neoplasia mais frequente, atingindo cerca de 65 mil homens a cada ano”, no Brasil. A secretária de Recursos Humanos, Carla Cassais, lembrou que a maior barreira para o tratamento do câncer de próstata ainda é o preconceito, e que a Prefeitura tem o dever de proporcionar informação e acesso a diagnóstico e tratamento para os servidores, como forma de valorizar quem cuida da cidade e da população. O diretor-presidente do Prevpel, Renato Abreu, avalia que “o homem é quem menos se cuida, tem preconceitos, e quando aceita procurar um médico pode ser tarde demais, por isso o Novembro Azul é de extrema importância”. Durante todo o mês de novembro, anualmente, os exames relacionados ao câncer de próstata são totalmente custeados pelo Prevpel, sem contrapartida, a todos os servidores municipais vinculados ao Instituto, ativos e inativos.
O evento contou com palestras com urologistas, que tiraram dúvidas e deram orientações sobre prevenção e combate do câncer de próstata, além de aferição de pressão e medição de glicose, pela equipe da escola Dimensão, massagem com a equipe do Senac, e sorteio de cursos da faculdade Anhanguera, e de brindes para os servidores estavam vestindo azul.
Notícias Relacionadas
Defesa Civil emite alerta para passagem de ciclone extratropical
Mobilização da Prefeitura e Mirage arrecada 11 toneladas de alimentos
Prefeitura e Defesa Civil estadual instalam segunda estação hidrometeorológica no município
Mirage Circus e Defesa Civil arrecadam alimentos através de meia-entrada solidária