
Prefeitura promove evento alusivo ao combate ao capacitismo
Em 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Em alusão a esta data tão importante para a comunidade, a Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), irá promover o evento a Inclusão que Transforma - Dia do Combate ao Capacitismo, contando com uma feira de oportunidades, com objetivo de estimular a socialização inclusiva e democrática, de forma a proporcionar a integração e inserção ao mundo do trabalho, atividades esportivas e de lazer. A atividade está marcada para a próxima terça-feira (30), das 9h às 14h, no Ginásio Municipal Karosso, na rua Álvaro Chaves, 2000, e faz parte de uma ação referente ao Setembro Verde, uma campanha nacional que busca a inclusão e os direitos de pessoas com deficiência (PCDs).
A realização contará com importantes parcerias como Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Sistema Nacional de Emprego (SINE/FGTAS) Cadastro Único(CadÚnico) e a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD), que estarão juntos nesta caminhada do combate ao capacitismo no esporte e na promoção de oportunidades para jovens PCDs. A programação terá roda de conversa com viés sensibilizador sobre capacitismo no mundo do trabalho e no esporte, espaço para compartilhar relatos, histórias, atividades como basquete/basquete de cadeira de rodas, vôlei/vôlei sentado, feira de oportunidades, além de um local para estandes e projetos. “É através dessa integração que conseguimos fortalecer políticas públicas mais inclusivas e efetivas, garantindo que esporte, assistência social, trabalho e educação caminhem juntos”, afirma o secretário da SELJ, Fabiano Ornel.
O evento trata-se de romper barreiras de estigmas, colocando essas pessoas em destaque com suas potencialidades e capacidades, reafirmando o compromisso de Pelotas com a inclusão social, a equidade e a valorização da diversidade. De acordo com o gerente de juventude da SELJ, Ian Mattos, os jovens precisam estar no centro dessa agenda de inclusão. “Garantir oportunidades de trabalho, esporte, lazer e cultura para os jovens com deficiência é investir em cidadania e no futuro da nossa cidade. Essa ação reafirma que Pelotas está comprometida em construir políticas de juventude que sejam inclusivas, democráticas e transformadoras”, compartilhou.