O evento aconteceu nesta quarta-feira (30) no auditório Dom Antônio Zattera

Prefeitura promove evento alusivo ao Abril Verde

O evento aconteceu nesta quarta-feira (30) no auditório Dom Antônio Zattera
Por Jean Pierre Knepper - MTb/RS 20832 30-04-2025 | 12:44:29
Tags:

Na manhã desta quarta-feira (30), a Prefeitura, através da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh), promoveu um evento para os servidores do Município em alusão ao Abril Verde, mês dedicado aos cuidados com a saúde e segurança do trabalhador. O evento teve inicio às 9h e se estendeu durante toda a manhã, no auditório Dom Antônio Zattera (UCPel), com apresentações culturais, palestras e, para finalizar, uma aula de ginástica laboral. 

Servidores participam de palestra em alusão ao Abril Verde. Fotos: Janine Tomberg (Secom)

O Abril Verde foi instituído no município no dia 25 de novembro de 2022, através da Lei nº 7129. O texto prevê que, anualmente, durante abril, sejam promovidas ações educativas e preventivas voltadas à segurança no trabalho, visando reduzir acidentes e doenças ocupacionais. Neste sentido, a Sarh, através do setor de Saúde e Segurança do Trabalhador (SST), promove, anualmente, um encontro com palestras, momentos de reflexão e trocas de experiências sobre a importância da prevenção no ambiente de trabalho. 

A vice-prefeita, Daniela Brizolara, evidenciou a importância deste evento que trata sobre a saúde e segurança dos servidores da Prefeitura. 

“Esse evento demonstra o cuidado que o Poder Público tem com os seus servidores, porque são esses servidores que entregam lá na ponta as políticas públicas. Se nossa proposta é cuidar da população, os servidores também fazer parte dessa população e merecem todo nosso carinho e atenção”, disse Daniela. 

A anfitriã do evento, secretária de Administração e Recursos Humanos, Carla Cassais, ressaltou que o evento é fundamental para promover a prevenção e, ao mesmo tempo, demonstra o quanto o governo está preocupado com os seus servidores. 

“O Abril Verde tem como objetivo promover a conscientização sobre os riscos de acidentes de trabalho, incentivando a adoção de medidas preventivas. Cuidar da saúde e da vida dos nossos servidores é uma prioridade pra nós”, concluiu Carla. 

Uma das secretarias parceiras do evento é a de Esporte, Lazer e Juventude, comandada por Pablo Salomão. O secretário destacou o trabalho em conjunto da SELJ e da Sarh neste evento e no desenvolvimento de políticas públicas que possam ajudar os servidores. 

“A gente atende toda população, mas temos que olhar para os nossos servidores também. E nessa parceria com a Sarh estamos desenvolvendo políticas públicas que possa beneficiar os nossos servidores”, destaca Salomão. 

Na programação, aconteceu as palestras “Prevenção de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais” com a engenheira do trabalho, Natiele Klemann, sobre primeiros socorros com a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e sobre Saúde Mental com a psicóloga da Secretaria de Segurança Pública, Josiane Zaffaroni. A ginástica laboral foi ministrada pelas equipes do programa Vida Ativa, coordenado pela SELJ.

Notícias Relacionadas

Publicado resultado preliminar da prova teórico-objetiva para o cargo de Visitador do PIM

Publicado resultado preliminar da prova teórico-objetiva para o cargo de Visitador do PIM

Abertos editais para processo de seleção simplificada

Abertos editais para processo de seleção simplificada

Prorrogado prazo de recursos do processo de seleção simplificada para área da saúde

Prorrogado prazo de recursos do processo de seleção simplificada para área da saúde

Prefeitura nomeia Profissional para o cargo de Administrador

Prefeitura nomeia Profissional para o cargo de Administrador