
Prefeitura prepara mutirão de drenagem no Arco-Íris
A Prefeitura vai dar início neste mês a uma série de ações coordenadas de drenagem na localidade do Arco-Íris, bairro Três Vendas, zona norte de Pelotas. A operação foi definida na manhã desta terça-feira (9) durante a reunião semanal, na Secretaria de Urbanismo (Seurb), do grupo de trabalho (GT) que estuda medidas de prevenção e mitigação dos impactos da rede de drenagem do município. A estrutura se encontra em condição de colapso, o que motivou o prefeito Fernando Marroni a decretar estado de calamidade no primeiro semestre.
A operação no Arco-Iris ocorre no âmbito das ações populares integradas que a administração promove em diferentes regiões do município como parte do processo de escuta ativa da comunidade. A localidade enfrenta uma série de problemas derivados da obstrução da rede pluvial e cloacal, o que impacta a mobilidade, em função da má qualidade das ruas, provoca alagamentos e ainda mau cheiro. O GT já mapeou seis pontos considerados críticos no local devido principalmente à ocupação em torno da área de inundação da sanga do Passo Fundo, manancial que deságua no arroio Pelotas, provocando impactos em outras localidades e bairros da zona urbana do município.
A reunião desta terça-feira contou com secretários e representantes do Sanep e das secretarias de Urbanismo, Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), Defesa Civil (SDC), Obras e Pavimentação (Smop), Qualidade Ambiental (SQA) e Habitação e Regularização Fundiária (SHRF).
Foto de capa: Divulgação/SSui