
Prefeitura monitora situação da chuva
Entre domingo (27) e segunda-feira (28), choveu 110 milímetros em Pelotas. A Prefeitura, naturalmente, está atenta à situação da cidade. O Sanep mantém equipes de drenagem em atuação nas sete casas de bombas, garantindo a vazão da água com mais agilidade. O trabalho nas casas de bombas Farroupilha, Castilhos, Leste, Olvebra, Anglo, Doquinhas e Pontal da Barra envolve a operação dos equipamentos e a remoção de resíduos que chegam até esses locais. Vale destacar, que o lixo que chega até as casas de bombas é oriundo do descarte irregular de lixo nas vias, o que prejudica e retarda o sistema de drenagem da cidade. A autarquia mantém equipes de plantão para atuar com o caminhão hidrojato na desobstrução da rede pluvial, se necessário.
Outro órgão atento à situação das chuvas é a Defesa Civil Municipal. As equipes da secretaria estão circulando pelas áreas com maior risco de inundações. De acordo com o secretário da pasta, Milton Martins, a situação na cidade é de normalidade, sem registros de desabrigados até o momento.
Na zona rural, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) também está monitorando a situação. Conforme relato do secretário, Anderson Schimitt, as equipes da SDR estão de plantão, mas não receberam nenhuma ocorrência. A Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) monitora o transporte coletivo rural, bastante afetado por conta da chuva. Algumas linhas podem deixar de circular nesta segunda-feira (28).
A Secretaria de Serviços Urbanos (SSUI), percorre os bairros para acompanhar a situação e atender as necessidades pontuais. Há registros de acúmulo de água em alguns pontos da cidade, como no Sítio Floresta, na rua Ambrósio Perret e nas avenidas Ferreira Viana e Adolfo Fetter, no trajeto de ida e volta ao Laranjal.
Para minimizar os efeitos das fortes chuvas, a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), atua na poda e supressão de árvores caídas em vias públicas. As equipes da SQA já realizaram atendimentos em cinco pontos. No bairro Três Vendas, na rua José Rizzolo, rua São Luiz e a praça Basílio da Gama. No bairro Areal, houve ocorrência na avenida São Francisco de Paula, e no Laranjal, na rua Rio Grande do Sul.
Na Secretaria de Saúde (SMS) as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Colônia Osório, Corrientes, Maciel, Cerrito, Triunfo, Grupelli, Santa Silvana e Laranjal estão sem atendimento. Pacientes da UBS Laranjal, passam a ter como referência a UBS Barro Duro, à praça Aratiba, 12, que está funcionando em horário estendido, até as 22h. A UBS Cruzeiro enfrenta oscilação na energia elétrica, por este motivo os atendimentos estão reduzidos.
Outro problema enfrentado nesta segunda-feira (28), foi o roubo de fios da rede elétrica e o arrombamento da caixa de luz da UBS Salgado Filho. Devido à ocorrência, a Unidade está fechada. Os moradores da localidade podem buscar atendimento nas UBSs distrito Dunas, Arco-Íris e Bom Jesus.
Em casos de emergência, os moradores de Pelotas podem entrar em contato com a Defesa Civil, pelo (53) 997007575; com o Corpo de Bombeiros, pelo 193; ou com a Guarda Municipal, através do 153.