Ao todo os pluviômetros registram um acumulado de 110 milímetros de precipitação

Prefeitura monitora situação da chuva

Ao todo os pluviômetros registram um acumulado de 110 milímetros de precipitação
Por Jean Pierre Knepper - MTb/RS 20832 28-07-2025 | 10:11:46
Tags:

Entre domingo (27) e segunda-feira (28), choveu 110 milímetros em Pelotas. A Prefeitura, naturalmente, está atenta à situação da cidade. O Sanep mantém equipes de drenagem em atuação nas sete casas de bombas, garantindo a vazão da água com mais agilidade. O trabalho nas casas de bombas Farroupilha, Castilhos, Leste, Olvebra, Anglo, Doquinhas e Pontal da Barra envolve a operação dos equipamentos e a remoção de resíduos que chegam até esses locais. Vale destacar, que o lixo que chega até as casas de bombas é oriundo do descarte irregular de lixo nas vias, o que prejudica e retarda o sistema de drenagem da cidade. A autarquia mantém equipes de plantão para atuar com o caminhão hidrojato na desobstrução da rede pluvial, se necessário. 

Outro órgão atento à situação das chuvas é a Defesa Civil Municipal. As equipes da secretaria estão circulando pelas áreas com maior risco de inundações. De acordo com o secretário da pasta, Milton Martins, a situação na cidade é de normalidade, sem registros de desabrigados até o momento. 

Na zona rural, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) também está monitorando a situação. Conforme relato do secretário, Anderson Schimitt, as equipes da SDR estão de plantão, mas não receberam nenhuma ocorrência. A Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) monitora o transporte coletivo rural, bastante afetado por conta da chuva. Algumas linhas podem deixar de circular nesta segunda-feira (28). 

A Secretaria de Serviços Urbanos (SSUI), percorre os bairros para acompanhar a situação e atender as necessidades pontuais. Há registros de acúmulo de água em alguns pontos da cidade, como no Sítio Floresta, na rua Ambrósio Perret e nas avenidas Ferreira Viana e Adolfo Fetter, no trajeto de ida e volta ao Laranjal.

Para minimizar os efeitos das fortes chuvas, a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), atua na poda e supressão de árvores caídas em vias públicas. As equipes da SQA já realizaram atendimentos em cinco pontos. No bairro Três Vendas, na rua José Rizzolo, rua São Luiz e a praça Basílio da Gama. No bairro Areal, houve ocorrência na avenida São Francisco de Paula, e no Laranjal, na rua Rio Grande do Sul.

Na Secretaria de Saúde (SMS) as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Colônia Osório, Corrientes, Maciel, Cerrito, Triunfo, Grupelli, Santa Silvana e Laranjal estão sem atendimento. Pacientes da UBS Laranjal, passam a ter como referência a UBS Barro Duro, à praça Aratiba, 12, que está funcionando em horário estendido, até as 22h. A UBS Cruzeiro enfrenta oscilação na energia elétrica, por este motivo os atendimentos estão reduzidos.

Outro problema enfrentado nesta segunda-feira (28), foi o roubo de fios da rede elétrica e o arrombamento da caixa de luz da UBS Salgado Filho. Devido à ocorrência, a Unidade está fechada. Os moradores da localidade podem buscar atendimento nas UBSs distrito Dunas, Arco-Íris e Bom Jesus.

Em casos de emergência, os moradores de Pelotas podem entrar em contato com a Defesa Civil, pelo (53) 997007575; com o Corpo de Bombeiros, pelo 193; ou com a Guarda Municipal, através do 153.

Notícias Relacionadas

Pontal da Barra segue acessível

Pontal da Barra segue acessível

Feriado prolongado terá serviços essenciais assegurados

Feriado prolongado terá serviços essenciais assegurados

Pluviômetros registram 40 milímetros de chuva nesta terça em Pelotas

Pluviômetros registram 40 milímetros de chuva nesta terça em Pelotas

Prefeitura comemora o Dia Nacional da Mulher

Prefeitura comemora o Dia Nacional da Mulher