
Prefeitura manifesta interesse em aderir ao programa Partiu Futuro
A Prefeitura de Pelotas manifestou interesse na participação do programa de empregabilidade jovem Partiu Futuro Reconstrução, criado para dar suporte a jovens de 14 a 22 anos incompletos, atingidos pelas enchentes no Estado e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) foi designada como responsável pela articulação e execução local do projeto, além de atuar como ponto focal em contato junto à equipe técnica estadual. O município expressa disposição para o recebimento de 150 vagas de aprendizado, as quais seriam realizadas em órgãos públicos municipais.
Segundo o secretário da SELJ, Fabiano Ornel, é de suma importância o comprometimento da cidade com o programa, “A juventude de Pelotas merece oportunidades concretas, e é isso que estamos construindo com este programa. Acreditamos no potencial da nossa cidade e, principalmente, no potencial da nossa juventude. Contem com a SELJ para fazer essa transformação acontecer, juntos”, afirma.
Próximos passos
Após a manifestação de interesse, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDES) irá verificar se o município está apto para a participação. Se habilitada, Pelotas receberá um número de vagas conforme a disposição dos jovens com CadÚnico e a capacidade de acolhimento do local, para posteriormente realizar um processo seletivo.
Sobre o programa
Partiu Futuro Reconstrução foi criado para dar suporte a jovens de 14 a 22 anos incompletos, atingidos pelas enchentes no Estado e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Os participantes têm direito a carteira assinada, jornada de 20 horas semanais, bolsa-auxílio de R$ 828,26 e vale-alimentação de R$ 550. Além da experiência prática, também há acesso a aulas teóricas, acompanhamento psicológico, orientação jurídica, reforço escolar, telemedicina e seguro.