As ações estão previstas no Plano de Governo da prefeita Paula Mascarenhas e começarão pela Colônia de Pescadores Z3. Outras regiões da cidade também serão contempladas

Prefeitura lança o projeto Bairro Empreendedor

As ações estão previstas no Plano de Governo da prefeita Paula Mascarenhas e começarão pela Colônia de Pescadores Z3. Outras regiões da cidade também serão contempladas
Por Tatiana de la Torre 03-09-2021 | 15:14:45
Tags: projeto bairro empreendedor , empreendedorismo , economia , colônia z3
* Com colaboração de Kerolin Lulhier

Foi lançado, nesta sexta-feira (3), em cerimônia no salão paroquial João Paulo II, na Colônia de Pescadores Z3, o projeto Bairro Empreendedor. A prefeita Paula Mascarenhas e o vice-prefeito Idemar Barz participaram do lançamento da nova política pública do Município, que tem foco na retomada das atividades econômicas a partir de eixos de atuação, articulados para descentralizar as oportunidades, formando uma rede empreendedora na cidade. A apresentação do programa foi feita pelo secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella.

“Esse é um projeto que funciona em rede e com integração. O Bairro Empreendedor vem para fortalecer as pessoas em suas condições humanas, sociais e econômicas, aproximando a comunidade do Poder Público. Precisamos estar perto das pessoas, para que, juntos, possamos construir um futuro melhor para as próximas gerações”, explicou a prefeita.
O lançamento do projeto ocorreu nesta sexta-feira (3). Fotos: Gustavo Vara

De acordo com o secretário Gilmar Bazanella, as ações previstas começarão a ser executadas imediatamente. “Estamos muito confiantes. Esse é um projeto inovador, e que tem muitos desafios. Escolhemos iniciar as atividades pela nossa Colônia pelas peculiaridades e potenciais que essa região apresenta”, disse.

Acompanharam o lançamento do projeto o secretário estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Luiz Henrique Viana, o vice-presidente da Câmara, vereador Paulo Coitinho (Cidadania), os vereadores Jone Soares (PSDB), Marcos Ferreira - Marcola (PTB), Jair Bonow (PP) e Miriam Marroni (PT). 

Também participaram os secretários de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, de Desenvolvimento Rural (SDR), Jair Seidel, de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), Ubirajara Leal, a coordenadora executiva do Pacto Pelotas Pela Paz, Aline Crochemore, a coordenadora do projeto, Direne Rocha, o pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Enéias Carniel, o secretário do Sindicato dos Pescadores da Colônia Z3, Afonso Cavalheiro, o comandante da Guarda Municipal, Igor Bretanha, e os presidentes do Sindicato da Habitação (Secovi Zona Sul), Sérgio Godoy, da Associação Rural de Pelotas, Rodrigo Gonzales, e do Sindicato da Indústria da Construção e Mobiliário (Sinduscon Pelotas), Pedro Amaral.

Saiba mais sobre o Programa Bairro Empreendedor

O programa Bairro Empreendedor, desenvolvido pela Prefeitura de Pelotas, tem o objetivo de fortalecer a economia local, através da organização e da valorização da comunidade e dos pequenos negócios localizados em todas as regiões da cidade. 

Um levantamento feito pela Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), neste ano, identificou elevado número de trabalhadores em situação informal em Pelotas, estimado em 59 mil pessoas, o que representa 17% da população. 

Os impactos da pandemia na economia local atingiram muitos trabalhadores que ficaram sem renda ou com os ganhos reduzidos. A situação pode ser confirmada pelo auxílio emergencial federal, que foi acessado, em Pelotas, por 46% da população. 

Visando à retomada da economia e à permanência dos programas de desenvolvimento, a Prefeitura formalizou o Programa Bairro Empreendedor por meio da Lei 6927/2021, da Lei 6.942/2021 que criou o Conselho Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Renda (Comdester) e do Fundo Municipal que gerou o Programa Emergencial Juro Zero.

Por meio dessas iniciativas, os trabalhadores terão acesso à formalização, à qualificação e à tomada de crédito para aplicação em seus pequenos negócios com juro zero. A Prefeitura, através do Fundo Municipal, irá subsidiar o valor dos juros de crédito concedidos por instituições financeiras parceiras do Programa.

As equipes da Prefeitura atuarão nos bairros, identificando lideranças, elencando os maiores problemas de cada localidade e o número de pessoas que podem se beneficiar do Programa.

Quatro eixos estruturam o Programa Bairro Empreendedor

Descentralização

Diagnóstico local para identificar necessidades, interesses e cultura empreendedora. Criação de núcleos, dentro dos bairros, para construção de planejamento e escuta à população, além de estratégias de valorização dos empreendimentos locais.

Rede empreendedora

União de empreendedores, potencializando o cooperativismo local, para que, juntos, possam construir soluções para problemas comuns e promover, divulgar e valorizar o empreendedorismo local. 

Qualificação

Ações de ensino, capacitação, orientação, formalização e planejamento voltados ao empreendedorismo. Programas para estimular e qualificar jovens e mulheres ao empreendedorismo.

Financeiro

Programa Emergencial Juro Zero Pelotense, crédito com subsídio de juros pelo Município para os microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas.

Notícias Relacionadas

1º Feirão Municipal de Empregos será realizado em Pelotas

1º Feirão Municipal de Empregos será realizado em Pelotas

Parceria garante 60 vagas para qualificação de mulheres em Pelotas

Parceria garante 60 vagas para qualificação de mulheres em Pelotas

Projeto pelotense é selecionado para o South Summit Brazil

Projeto pelotense é selecionado para o South Summit Brazil

Vice-prefeita participa do Operação Verão Total no Laranjal

Vice-prefeita participa do Operação Verão Total no Laranjal