Prefeitura lança Guia de orientação para descarte de resíduos
“Como posso descartar garrafa pet?” “Quais dias o caminhão da coleta orgânica passa no meu endereço?” “Onde estão localizados os Ecopontos?” Com o objetivo de responder a essas e outras perguntas comuns ao cotidiano dos pelotenses, a Prefeitura lança, nesta segunda-feira (17), o Guia do Lixo, um portal criado para que a população possa consultar o destino adequado de cada tipo de resíduo, verificar dias e turnos das coletas orgânica e seletiva, além de acessar informações essenciais para contribuir com a preservação ambiental do município.
O Guia integra o conjunto de iniciativas da campanha Joga Fora no Lixo, criada para promover uma cultura de conscientização e responsabilidade compartilhada entre o poder público e a comunidade. De acordo com o prefeito Fernando Marroni, o desenvolvimento da cidade passa diretamente por uma mudança gradual, mas profunda, na destinação dos resíduos sólidos.
“Estamos buscando uma mudança de cultura quanto à gestão dos resíduos em Pelotas, de forma organizada, mediante a contribuição de cada cidadão e a mobilização do poder público. Fizemos esforços importantes, como a ampliação do vínculo com as cooperativas de reciclagem, que geram avanços em educação ambiental. O portal é mais uma ferramenta para auxiliar e incentivar as pessoas a participar da reciclagem”, explicou.
Portal disponibiliza informações sobre a coleta de resíduos de forma simplificada.
Ao acessar o site www.pelotas.com.br/lixo, o usuário encontra, no lado esquerdo, o menu “O que tu vais jogar no lixo?”, com um campo de pesquisa. Nele, é possível digitar o material desejado, por exemplo: papel, fruta, embalagem plástica ou móvel desmontado. Após a seleção, o sistema disponibiliza orientações completas sobre o descarte adequado. Abaixo, há um glossário com a explicação para cada termo importante no contexto de gestão de resíduos sólidos.
Já no lado direito do Guia do Lixo, o cidadão pode acessar os dias e turnos das coletas orgânica (caminhão do lixo) e seletiva (caminhão da reciclagem). Ao clicar em uma das opções, abre-se o mapa completo por meio da plataforma Google Maps, na qual é possível buscar o endereço desejado e consultar os dias em que cada tipo de coleta atende àquela localidade. O portal também disponibiliza os endereços e horários dos Ecopontos, os dias e locais com coleta conteinerizada e o itinerário da coleta na zona rural.
Nova identidade da coleta
A coleta de resíduos sólidos no município passa por um processo de modernização operacional e gráfica. Os 850 contêineres de lixo orgânico, instalados em áreas de grande geração, serão substituídos por estruturas mais resistentes nas próximas semanas. A identidade visual também será atualizada. O pontapé de partida ocorreu nesta semana, com a alteração das placas de entrada dos Ecopontos municipais, com intuito de chamar a atenção de motoristas, ciclistas e pedestres que passarem perto das unidades e fornecer informações sobre o funcionamento das unidades com clareza e objetividade.
Renovação da identidade visual faz parte da modernização da gestão de resíduos em Pelotas. Fotos: Ricardo Bandar/Secom
Posteriormente, será alterado o visual dos caminhões da coleta orgânica e seletiva e dos contêineres de resíduos orgânicos. O conceito da campanha é simplificar o entendimento sobre a maneira adequada de descarte, mediante a utilização de termos mais comuns ao cotidiano, e fortalecer o sentimento de pertencimento dos cidadãos no processo de reciclagem em Pelotas. O caminhão da coleta seletiva, por exemplo, passará a ser chamado de caminhão da reciclagem. Os contêineres e o caminhão da coleta orgânica terão sinalização quanto ao tipo de resíduos que devem ser encaminhados para essa modalidade de coleta. Nos materiais, haverá um QR code, responsável por direcionar a população para o Guia do Lixo, para tirar qualquer dúvida referente à destinação de cada material.
Materiais recolhidos em cada tipo de coleta
Coleta seletiva (caminhão da reciclagem): papel, plástico, metal, vidro e isopor, como garrafas de refrigerante, embalagens de alimentos, sacolas e copos plásticos, caixas de papelão, latas de bebidas, jornais, fios de metal, pregos, parafusos e folhetos (amassados e rasgados também valem). Cabe ressaltar que todos os resíduos cortantes, que ofereçam risco aos coletores – como vidros quebrados, espelhos ou metais – devem estar envolvidos em materiais seguros e, de preferência, sinalizados sobre seu conteúdo. A população pode aproveitar parte dos recicláveis que vai para o lixo, como papelão e caixas, para embrulhá-los e evitar acidentes.
Coleta orgânica (lixo sujo): resíduos de origem biológica, vegetal ou animal. São os restos de frutas, legumes ou verduras, cascas de ovos, restos de plantas, sacos de chá e borra de café com filtro, restos de comida e embalagens ou recipientes sujos.
Onde ficam os Ecopontos?
Ecoponto Balsa - Rua Paulo Guilayn, 201;
Ecoponto Cerquinha - Rua Engenheiro Hugo Veiga, 155;
Ecoponto Gotuzzo - Rua Machado de Assis, ao lado do reservatório R7;
Ecoponto JK – Avenida Juscelino Kubitschek, 3.195;
Ecoponto Laranjal – Rua Bom Jesus, 95, no Balneário Valverde.
As cinco unidades funcionam de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O Ecoponto Gotuzzo, exclusivamente, conta com o Posto de Entrega Voluntária para recebimento de resíduos recicláveis em pequenas quantidades, mesmo fora do horário de expediente.