Prefeitura lança Comitê Intersetorial de Políticas para as Mulheres
Na tarde desta terça-feira (25), no Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, a vice-prefeita Daniela Brizolara e a secretária de Governo Miriam Marroni, assinaram o decreto 7.113, de 24 de novembro de 2025, que institui o Comitê Intersetorial de Políticas para as Mulheres, sendo uma estrutura coordenada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), que reúne diferentes órgãos e instituições trabalhando de forma coletiva para a promoção de direitos a comunidade feminina, incluindo o combate a discriminação e a violência de gênero.
Para a vice-prefeita, o lançamento do comitê pode ser visto como um avanço nas políticas públicas, saindo de uma secretaria e abrangendo outros espaços. “Para nós, é importante demais celebrar esse grande avanço, é algo que vai impactar diretamente na vida de muitas mulheres que precisam se sentir seguras, cuidadas e acolhidas pelo município. Tenho certeza que Pelotas caminha para um futuro com oportunidades”, destacou. A secretária do Governo, Miriam Marroni, parabenizou a todos envolvidos na estruturação do comitê, destacando o papel fundamental da SPM no acolhimento da população feminina de Pelotas, a colocando como uma missão muito importante.”Vejo a equipe da SPM trabalhando em buscas ativas e acolhendo as mulheres em diversos sentidos, mas com essa emenda seremos capazes de realizar a capacitação nos atendimentos da saúde, por exemplo”, declarou.
Nas imagens aparecem a vice-prefeita Daniela Brizolara, a secretária das Mulheres Marielda, a secretária de Governo Miriam e a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Francisca. Imagens - Volmer Perez/Secom
Integram ao comitê as secretarias de Políticas para as Mulheres, de Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança Pública, Desenvolvimento, Empreendedorismo e Inovação, Igualdade Racial e Habitação e Regularização Fundiária. O papel da organização é de apoiar a criação e execução de planos, programas e campanhas educativas sobre igualdade de gênero, assim como a participação na elaboração de ações e de políticas públicas voltadas à perspectiva de gênero.
A cerimônia ocorreu na sala Frederico Trebbi, no Paço Municipal, e faz parte dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, de 20 de novembro e 10 de dezembro. A secretária da SPM, Marielda Medeiros, afirmou que o ato comprova o compromisso da gestão com a vida das mulheres. “Que a gente possa pensar e efetivar políticas que venham trazer subsídios para que possamos colocar em prática ações que façam com que as mulheres do nosso município se sintam e estejam de fato protegidas”, declarou a chefe da pasta. A presidente do Conselho Municipal da Mulher, Francisca Jesus, destacou a importância do enfrentamento efetivo de todos os tipos de violência e da concretização desta política em Pelotas se tornando um modelo para a região. “Pensar em estratégias públicas que sejam aplicadas de forma contínua, é a formalização e uma grande vitória de vários movimentos sociais, que hoje podem ver isso se concretizar”, disse.
Diversas autoridades reunidas na escada do Paço Municipal. Imagens - Volmer Perez/Secom
Estiveram presentes os secretários de Habitação, Marcos Ferreira, de Esporte, Fabiano Ornel, de Cultura, Carmen Vera, de Recursos Humanos, Carla Cassais, de Igualdade Racial, Júlio Domingues e demais autoridades.
Notícias Relacionadas
Adesão ao Plano Nacional de Cuidados fortalece políticas públicas no município
SMPM adia Encontro Regional dos Centros de Referência da Mulher devido a alerta meteorológico
Pelotenses participam da Marcha das Mulheres Negras em Brasília
Cerimônia marca encerramento da Semana do Empreendedorismo Feminino