Pelo quarto ano seguido, programa Sou Servidor, Sou Doador mobiliza funcionários públicos municipais sobre a importância do ato

Prefeitura inicia campanha de doação de sangue

Pelo quarto ano seguido, programa Sou Servidor, Sou Doador mobiliza funcionários públicos municipais sobre a importância do ato
Por João Pedro Macedo 03-07-2024 | 15:59:23
Tags: Sou Servidor, Sou Doador, Sarh, Hemocentro, Vice Idemar

Teve início nesta quarta-feira (3) o programa Sou Servidor, Sou Doador, da Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh) em parceria com o Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel). A campanha mobiliza os servidores do município para a doação de sangue e contou com a presença do vice-prefeito Idemar Barz no ato oficial de lançamento do programa. A campanha vai até dia 2 de agosto.

Programa mobiliza funcionários públicos municipais sobre a importância de doar sangue. Fotos: Michel Corvello

Idemar fez uma reflexão sobre o nome da campanha e como o programa pode influenciar não só os servidores, mas toda a população. “Este é um título que mexe com toda a sociedade, não apenas os servidores, pois doar sangue também significa salvar vidas. Sabemos da importância deste simples ato de solidariedade e como ele impacta positivamente uma pessoa e sua família”, afirmou o vice. 

Este é o quarto ano do programa de incentivo à doação de sangue entre os servidores públicos municipais do Executivo e Legislativo, que busca abastecer o HemoPel, em dificuldades com o estoque, devido ao número insuficiente de coletas. “A manutenção do estoque é uma luta diária em todos os meses do ano, e com a proximidade do inverno, o número de doadores diminui. Como nós temos uma demanda de cerca de mil bolsas de sangue por mês, precisamos manter esse estoque, e o programa é bastante efetivo nesse sentido. Na última campanha, tivemos um aumento de cerca de 70% dos nossos estoques”, disse a coordenadora do HemoPel, Gisele Ortiz.

Aloí Fagundes é servidor do município e foi ao HemoPel realizar a doação. O servidor, doador frequente, falou sobre sua motivação de ajudar o próximo. “Comecei a doar sangue por necessidade, porém depois eu percebi o quão satisfatório era. A sensação de estar fazendo algo bom, de ajudar o outro, não tem preço e por isso virei doador”.

Aloí Fagundes realizando a doação. Foto: Michel Corvello

Além da folga habitual no dia da doação, o servidor terá assegurada uma folga extra, combinada com a chefia imediata. O comprovante da doação, no período da campanha, deve ser encaminhado para souservidorsoudoador@gmail.com. 

O HemoPel é responsável por abastecer três hospitais da cidade - São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa, além de outros 23 municípios das regiões Sul e da Campanha. O atendimento para doações é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, sem fechar ao meio-dia, e a legislação garante folga aos trabalhadores no dia da doação.

Ao fim do evento, a banda da Brigada Militar fez uma breve apresentação musical para os presentes durante o ato. O secretário de Administração e Recursos Humanos, José Francisco Conceição, também esteve na cerimônia.

Quem pode doar

As regras gerais para doação contemplam pessoas entre 16 e 69 anos, com peso superior a 50 quilos. Adolescentes de 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis legais para poder realizar a doação.

No dia da doação, o doador deve estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Mulheres, a cada três meses, até três doações anuais.

O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. Para demais informações, o HemoPel pode ser contatado pelo telefone (51) 3288-9193, ou via WhatsApp pelo número (53) 98156-1209.

Notícias Relacionadas

Edital convoca profissionais para o cargo de médico

Edital convoca profissionais para o cargo de médico

Prefeitura lança dois novos editais convocando profissionais

Prefeitura lança dois novos editais convocando profissionais

Eventos adiados devido às condições climáticas

Eventos adiados devido às condições climáticas

Prefeitura passa a utilizar cotas nas seleções públicas

Prefeitura passa a utilizar cotas nas seleções públicas