
Prefeitura fiscaliza descarte irregular de concreto na Estrada do Engenho
Apesar dos mutirões semanais de limpeza que ocorrem em toda a cidade e as campanhas educativas para incentivar o descarte correto do lixo, ainda é possível ver o descaso de parte da população. Nesta terça-feira (9) mais um caso foi registrado, desta vez na Estrada do Engenho, no São Gonçalo, onde foram depositados irregularmente blocos de concreto na lateral da via. O local é alvo constante de descarte: é comum encontrar lixo, restos de poda, animais mortos, pneus, restos de móveis entre outros materiais.
Fotos: Janine Tomberg
Para isso a Prefeitura conta com dois Ecopontos, um na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira 3195, no Areal, e outro na rua Machado de Assis, 285, no Fragata. Em ambos os locais é possível descartar gratuitamente até 1,5 metro cúbico de material, o que corresponde, em volume, a três caixas d’água de 500 litros, por exemplo. Os Ecopontos acolhem descartes de móveis desmontados, vidros, cascotes, papelão, papéis, plásticos, metais, resíduos de poda de árvores, madeira de obras, metais e ferros.
Existe ainda um espaço na avenida Zeferino Costa, n° 0 (ao lado do Exército) onde empresas devem descartar sobras de materiais de obras, como estes blocos de concreto que foram jogados na Estrada do Engenho. O secretário de Qualidade Ambiental, Felipe Perez afirma que a Prefeitura vai intensificar as fiscalizações no local, com flagrante sujeito a multa, cujo valor é revertido em ações de cunho ambiental.
O titular da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), Jéferson Dutra, destaca a Estrada do Engenho é um dos locais em que mais se retira lixo e entulhos durante os mutirões semanais de limpeza e que, na próxima visita na região, novamente as equipes irão retirar os blocos de concreto da via.