Prefeitura entrega ponte na zona rural
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), entregou no fim da manhã desta terça-feira (6), uma ponte de madeira de nove metros de extensão na estrada do Toledo, na colônia Santa Helena (8º Distrito), zona rural do município. De acordo com o secretário Antônio Leonel Rodrigues, a estrutura precisou ser toda refeita. Ela integra a chamada rota do pêssego - trecho por onde é feito o escoamento da safra da fruta, que se intensifica a partir do mês de dezembro.
Funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) finalizam a obra na nova ponte de madeira sobre o arroio Pelotas na estrada do Toledo, colônia Santa Helena, zona rural de Pelotas, na manhã desta terça-feira (6) (Fotos: Divulgação/SDR)
A obra teve início dia 8 de dezembro, na véspera do ciclone extratropical que motivou o prefeito Fernando Marroni, no dia 18, a decretar situação de emergência na zona rural do município. A região foi a mais atingida pelo evento climático extremo. No entanto, não foi o caso da ponte cuja intervenção foi concluída nesta terça.
“Ela já estava avariada por eventos climáticos anteriores, o ciclone de dezembro só levou o que restava da estrutura”, disse o titular da SDR. Segundo o secretário, além do pêssego, a garantia de uma travessia segura vai beneficiar também a safra da uva na região, prevista para começar já neste mês.
A ponte, que também tem quatro metros de largura e 3,70 metros de extensão, demandou da equipe da SDR responsável pela obra 90 tirantes, nove vigas (seis delas roliças, de 12 metros cada), 20 quilos de pregos e 24 abraçadeiras de aço.